Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Sexta-feira tem vacinação contra a gripe na Ufersa

Saúde, Servidor 20 de maio de 2020. Visualizações: 976. Última modificação: 20/05/2020 20:46:10

Vacinação é para grupo prioritário definido para a 3° fase da Campanha Nacional/Foto: Arquivo/Assecom

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, através da Divisão de Atenção à Saúde do Servidor (DASS) e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, vai realizar na próxima sexta-feira, 22, Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Segundo o diretor da Divisão de Saúde, Brenno Silveira, a iniciativa é para imunizar os servidores e familiares da instituição, bem como a comunidade em geral que se enquadram no grupo prioritário definido para a 3° fase da Campanha Nacional de Vacinação. A medida é também uma alternativa para diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde da Prefeitura de Mossoró.

Brenno explica que a vacinação será realizada no formato Drive-Thru, em frente a Central de Aulas III, localizado no Campus Leste, no horário das 8h às 11h. “Prioritariamente serão imunizados professores, pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres no pós-parto até 45 dias e pessoas de 55 anos a 59 anos de idade” avisa.

Entretanto, as pessoas que fazem parte do público-alvo da 1ª e 2ª fase da Campanha e ainda não se vacinou, poderá aproveitar a oportunidade. Fazem parte destes dois grupos idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo e portuários e funcionários do sistema prisional.

Para receber a vacina o interessado deve levar documento oficial com foto e documento comprovante que faz parte do grupo prioritário. Por exemplo: se for professor pode levar o crachá funcional; se for doente crônico precisa levar a prescrição médica com indicação clínica para vacina. “É importante também levar o cartão de vacinação e usar roupas de mangas curtas, visando agilidade na aplicação” alerta Brenno Silveira, acrescentando que “as doses são limitadas e serão aplicadas por ordem de chegada, na modalidade Drive-Thru”. A vacina não protege contra o COVID-19, mas sim contra três tipos de vírus influenza que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2), responsáveis por síndromes respiratórias agudas graves.