Apoio Psicológico amplia equipe de voluntários para atendimento à comunidade acadêmica

Saúde 8 de maio de 2020. Visualizações: 1687. Última modificação: 12/05/2020 08:31:35

Mais de 80 solicitações de alunos e servidores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido já foram atendidas pelo serviço de atendimento psicológico online, disponível à comunidade acadêmica desde o último dia 27 de abril, quando fora lançado pela Universidade.

O acompanhamento é realizado segundo o modelo de plantão psicológico, ou seja, é um atendimento pontual por meio de chamada de voz ou de vídeo com duração de 45 minutos.

Não se trata de uma psicoterapia de longo prazo, mas de uma intervenção psicológica para ajudar a quem necessita a organizar melhor seus pensamentos, sentimentos e ações, contribuindo assim com o processo de resinificação nestes tempos de pandemia e isolamento social.

Até o momento, os principais motivos dos atendimentos foram os sentimentos de ansiedade, pânico e angústia despertados ou agravados pelo isolamento social. Além disso também tem surgido como queixa as dificuldades de adaptação com a nova rotina gerada pela quarentena e as incertezas e apreensões em torno do futuro.

Para lidar com estas questões, o serviço conta com uma equipe de 10 psicólogos voluntários, profissionais da Ufersa e de fora dela, além de um médico psiquiatra, professor do Curso de Medicina da instituição e dois discentes, que contribuem com o agendamento dos atendimentos.

Para ser atendido, basta preencher o Formulário que, na sequência, a equipe entrará em contato para agendar o dia e horário da consulta. O público-alvo para os atendimentos é formado pela comunidade acadêmica de servidores e alunos, mas a equipe espera em breve poder abrir este serviço para outros públicos.

Formulário para solicitação ao Apoio Psicológico

Equipe de voluntários:

Agostinha Mafalda Barra de Oliveira – CRP 11/00942
Bárbara de Sales Roma – CRP 17/2655
Débora Cristina Guerra de Araújo Vale – CRP 17/1263
Fábyo Anderson Bernardo Silva – CRP 17/2640
Maria Camilla Souza Trindade – CRP 17/2250
Mayara Wenice Alves de Medeiros – CRP 17/2700
Paula Lyvia Barbosa – CRP 17/4752
Paulo Rafael Freire de Azevedo – CRM 7612 – RN
Rafael Bruno Alves de Morais – CRP 17/4863
Remerson Russel Martins – CRP 17/1214