Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Campanha arrecada livros, gibis e brinquedos para crianças e jovens do Projeto Boas Práticas Sustentáveis

Extensão, Responsabilidade Social 7 de maio de 2020. Visualizações: 1540. Última modificação: 07/05/2020 09:25:56

O Projeto de extensão Boas Práticas Sustentáveis realiza, há dois anos, o acompanhamento socioeducativo de 28 alunos da rede pública de ensino básico, da comunidade de Barrocas, em Mossoró, e nove alunos da comunidade quilombola de Sibaúma, em Tibau do Sul. Neste período de pandemia e quarentena no qual as atividades escolares estão suspensas, foi lançada uma campanha para arrecadar livros infantojuvenis, gibis e brinquedos novos ou usados para comporem kits educativos que serão destinados aos alunos. Também estão sendo arrecadadas roupas de bebês que serão destinadas aos irmãos mais novos dos estudantes e outras crianças carentes do bairro Barrocas. A campanha segue até dia 20 de maio. 

O grupo de alunos participante do projeto é composto por 21 crianças entre 6 e 12 anos e 16 jovens de 13 a 18 anos. Todos esses alunos pertencem a famílias de baixa renda e alguns inclusive encontram-se em situação de vulnerabilidade social bastante delicada.“A maioria desses alunos não dispõe de instrumentos educativos como brinquedos, livros e jogos, ou mesmo equipamento eletrônico que permita o aprendizado pela internet. Alguns voluntários têm realizado a entrega de kits educativos a esses alunos a cada 15-20 dias. As entregas são realizadas com o apoio dos líderes comunitários, que usam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e respeitam o distanciamento social. Os kits são deixados, por exemplo, na calçada, no muro, na caixa de correio ou alpendre das residências, para reduzir ao máximo o contato entre o entregador e as famílias”, explica a coordenadora do projeto, professora Diana Lunardi. Com mais de 40 dias de suspensão das aulas, algumas crianças acompanhadas pelo projeto já se encontram em sofrimento, tendo relatado maior frequência de pesadelos, crises de choro, dificuldade de dormir e mal-estar prolongado. 

Juntamente com a doação também pode ser enviada uma mensagem de carinho dirigida a um(a) dos(as) alunos(as) citados(as) na nuvem abaixo. Nesta nuvem, constam o primeiro nome e a idade de cada um dos alunos.

Todos os livros, revistas de super-heróis e gibis doados estão sendo catalogados pela equipe de voluntários. “Registramos título, nome do/a autor/a, ano, editora e o nome do doador/a. Todas as doações estão sendo identificadas com o nome do/a doador/a. Elas serão acompanhadas de uma pastinha com atividades escolares e depois serão encaminhadas às famílias”, ressalta a docente.

O número de telefone para combinar a coleta do material é o (84) 991629127. O contato pode ser feito também pelo e-mail: lunardi.diana@ufersa.edu.br O material pode ser deixado, por exemplo, na portaria do prédio ou casa onde você reside, ou na praça da vila feminina da Ufersa, campus Mossoró, ou em outro local de sua conveniência, desde que possa ser respeitado o distanciamento social. No momento, a coleta está sendo feita apenas no município de Mossoró.