Estação chuvosa em Mossoró é a maior dos últimos anos

Meio Ambiente, Pesquisa 5 de maio de 2020. Visualizações: 2700. Última modificação: 06/05/2020 14:32:58

Estação Meteorológica Automática realiza diariamente o acompanhamento climatológico da região/Foto: Cedida

A pandemia do novo Coronavírus sem dúvida ficará marcada na história como a principal causa dos grandes transtornos e prejuízos causados a população no primeiro ano da atual década. Para os moradores do interior do Rio Grande do Norte, mais especificamente do município de Mossoró, a situação só não é mais grave devido à ocorrência do bom inverno no primeiro quadrimestre de 2020. Dados da Estação Meteorológica Automática da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, EMA/Ufersa, a precipitação registrada foi no valor de 828,0 milímetros, quando climatologicamente o acumulado esperado para este período seria de 493,2 mm.

O professor de climatologia da Ufersa, Saulo Tasso de Araújo Silva, destaca o mês de abril que apresentou chuvas no total de 262,9 mm. “Realizado o comparativo com a Normal Climatológica dos últimos 55 anos (1964-2019) do respectivo mês, cujo valor considerado é de 168,4 mm, as chuvas registradas no mês passado (2020), superam o esperado para média climatológica do período” afirmou o professor, enfatizando que dos 30 dias, 24 foram com chuva. “Um quantitativo significantemente superior à média climatológica (1964-2019) que é de 13 dias” pontuou adiantando que o período chuvoso prossegue até o mês de maio.

O município de Mossoró possui clima seco e muito quente, com temperatura média de 27,5° C e precipitação pluviométrica anual muito irregular. Saulo Tasso explica que essa maior quantidade de chuva registrada em abril é decorrente da atuação da Zona de Convergência Intertropical que esteve presente na segunda quinzena do referido mês favorecendo a ocorrências das chuvas.

O professor destaca que dos 121 dias do primeiro quadrimestre desse ano, houve a ocorrência de chuvas em 73 dias, sendo 9 dias no mês de janeiro, 16 dias em fevereiro, 24 dias em março e 24 dias no mês de abril. “É possível observar que apesar de janeiro ficar abaixo da média, em que o desvio percentual calculado é de -52,2%, o trimestre fevereiro-março-abril apresentou totais pluviométricos que superaram as normais climatológicas mensais, cujos desvios percentuais calculados foram de 225.9%, 37.7% e 56.1% respectivamente” explicou o professor Saulo Tasso.

Prof. Dr Saulo de Tasso/Foto: Cedida

Ao considerar a quadra chuvosa compreendida entre os meses de fevereiro até maio, em termo anual, a precipitação acumulada de 828,0 mm já supera a Normal Climatógica Anual (1964-2019) que é de 689,8 mm. De acordo com os dados coletados pela EMA/Ufersa há uma prevalência de um período chuvoso acima da média. “Até a presente data, considerando o total pluviométrico registrado e o número de dias com chuvas, podemos classificar a quadra como muito chuvosa” ratifica. O professor atribui o inverno a boa regularidade na distribuição espacial das precipitações pluviométricas.

EMA – Sob a gestão do Centro de Engenharias da Ufersa, a Estação Meteorológica Automática é operada pela equipe da área de climatologia, realizando o monitoramento de parâmetros meteorológicos em Mossoró. O trabalho tem por finalidade a produção informações técnico-científicas que subsidiam diversas pesquisas da Universidade, bem como fornecer dados a instituições relacionadas com o tempo, clima e os recursos hídricos.

São as atividades de planejamento e execução de programas de desenvolvimento nos diversos setores da sociedade, tais como: a agricultura, a carcinicultura, a produção salineira, a preservação do meio ambiente, a recuperação de áreas degradadas e outros usos. “A constante publicação de notícias e entrevistas sobre meteorologia na mídia local e nacional tem contribuído bastante para divulgar a Ufersa junto à sociedade” pontua o professor.

Atualmente, a Ufersa dispõe de uma estrutura que disponibiliza o acesso de informações meteorológicas, de variáveis como temperatura e unidade relativa do ar; velocidade e direção dos ventos; radiação solar, precipitação e ainda o cálculo da evapotranspiração de referência horária e diária, em que o usuário, acadêmico ou da comunidade em geral, acompanham este monitoramento através da visualização gráfica que estão no endereço: http://siemu.ufersa.edu.br/dashboard.

Na página eletrônica da EMA/Ufersa se encontra disponibilizados os dados das Estações Meteorológicas instaladas no âmbito das usinas solares instaladas nos campi de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Já a análise pluviométrica dentro do período chuvoso pode se acessada no endereço eletrônico do Laboratório de Instrumentação, Meteorologia e Climatologia – LABIMC: https://labimc.ufersa.edu.br/