Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ações do Campus de Pau dos Ferros ajudam profissionais de saúde de 31 municípios do RN e do CE

Responsabilidade Social, Saúde 1 de maio de 2020. Visualizações: 2201. Última modificação: 01/05/2020 10:51:30

Profissionais de saúde do Hospital Municipal de Nova Jaguaribara (CE). A Unidade recebeu máscaras de proteção da Ufersa Pau dos Ferros / Foto cedida

Desde o início da pandemia do coronavírus no território brasileiro, em meados de março, que várias instituições estão engajadas em apoiar e colaborar para resolver ou amenizar a situação. Na Ufersa, frentes de trabalho foram instaladas nos quatro campi e o esforço de todo esse trabalho já começa a aparecer trazendo resultados.

Equipe de profissionais de saúde de Paraná (RN) / Foto cedida

Diretor do Hospital de Nova Jaguaribara (esquerda) recebendo as máscaras da Ufersa / Foto cedida

A cada dia, materiais, donativos e insumos produzidos ou coletados pelas equipes da Universidade conseguem chegar mais longe e beneficiar mais pessoas. Exemplo disso são as máscaras de proteção – Face Shields – produzidas pelo Campus de Pau dos Ferros. Os materiais estão sendo entregues a profissionais de saúde de vários municípios da região do Alto Oeste. Pelo balanço da Direção do Campus, 31 cidades já foram beneficiadas com as ações.

O município de Paraná (RN), por exemplo, que fica na divisa com a Paraíba, recebeu seis máscaras. O material foi entregue na última semana e chegou numa boa hora para proteger quem está na linha de frente dos atendimentos médicos do COVID19. Segundo a secretária municipal de saúde de Paraná, Vânia Maria Fernandes Rocha, as máscaras foram entregues para os profissionais da Unidade Básica de Saúde Mãe Belinha.

Mais longe que Paraná, é o município de Nova Jaguaribara, no Ceará. A distância não impediu a chegada de materiais da Ufersa Pau dos Ferros. O município também recebeu seis máscaras de proteção que foram direcionadas aos profissionais do Hospital Municipal Santa Rosa de Lima. Segundo o diretor da unidade, Márcio Leite, a equipe só contava com quatro protetores e com a chegada das outras máscaras doadas pela Ufersa, a situação melhorou um pouco mais.

“O material chegou em uma ótima hora, uma vez que estamos passando por um período crítico com o aumento gigantesco de casos no nosso estado e ao mesmo tempo de uma escassez de equipamento de proteção individual em todo país”, agradeceu.

O material chegou em uma ótima hora, uma vez que estamos passando por um período crítico com o aumento gigantesco de casos no nosso estado e ao mesmo tempo de uma escassez de equipamento

Márcio Lima/Diretor Hospital de Nova Jaguaribara (CE)
A equipe do Hospital Municipal de Nova Jaguaribara é formada diariamente por um médico, uma enfermeira, três técnicos, dois motoristas, um maqueiro, dois auxiliares, uma cozinheira, uma funcionária da farmácia, um técnico de laboratório, um técnico de radiologia e um bioquímico. “Nós, de uma forma particular, estávamos correndo atrás de ajuda e colaboradores e de locais onde comprar ou adquirir os equipamentos, foi quando entramos em contato com o professor Felipe Leite que nos repassou detalhes desse brilhante trabalho que vem dar segurança aos nossos profissionais”, complementou Márcio que esclareceu que o Hospital já conta com pacientes com COVID19 internados.

“Eu, como diretor, fiquei extremamente feliz, uma vez que nossos profissionais estão trabalhando com níveis de preocupações altíssimas com medo de contrair a doença. Com essas proteções a mais, conseguimos trabalhar com mais segurança”, completou.

Só no Campus de Pau dos Ferros, já foram doadas 284 Face Shields, 85 litros de álcool em gel, 497 quilos de alimentos, sendo a maior parte entregue ao Patronato Alfredo Fernandes que destina os alimentos para famílias cadastradas junto à instituição que também recebeu materiais de higiene e de limpeza. Foram doados 62 cremes dentais, 45 detergentes, 48 unidades de sabão, 95 sabonetes, 55 unidades de sabão em pó e 41 unidades de água sanitária.

Doações de alimentos realizadas pela Ufersa Pau dos Ferros / Foto cedida
Doações de alimentos realizadas pela Ufersa Pau dos Ferros / Foto cedida