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Comunicação

Ufersa tem projetos institucionais do PIBID e Residência Pedagógica aprovados preliminarmente pela CAPES

Ensino 30 de abril de 2020. Visualizações: 1391. Última modificação: 01/05/2020 10:41:45

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) conquistou mais um importante resultado para a melhoria dos seus cursos de licenciatura. A Instituição obteve o 8º lugar na classificação preliminar dos projetos selecionados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o 21º lugar na classificação do Programa de Residência Pedagógica. No total, 294 instituições de ensino superior participaram do edital para o PIBID e 270 para o de Residência Pedagógica. Os resultados, organizados em ordem de classificação preliminar, foram divulgados nesta quarta-feira, 29 de abril, pela CAPES.

Confira os projetos classificados para o PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.

Na edição de 2020, serão selecionados até 500 projetos institucionais, 250 por cada programa, para a distribuição das cotas de bolsas previstas nos editais. A Ufersa está pleiteando com estes programas cerca de 534 bolsas para estudantes das licenciaturas envolvidas, docentes da instituição a estes subprojetos vinculados e docentes da educação básica, sendo 309 do PIBID e 225 do Programa de Residência Pedagógica. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 19 de maio.

O resultado significativo foi ressaltado pelo Pró-Reitor de Graduação da Ufersa, professor Rodrigo Codes. “Esse resultado é um esforço conjunto de toda equipe envolvida da Pró-Reitoria de Graduação, coordenações institucionais dos dois programas e dos(as) docentes envolvidos na elaboração de proposta de subprojetos que compuseram os projetos institucionais submetidos à CAPES para apreciação », pontuou o professor.

As classificações obtidas nos editais também foram comemoradas pela Coordenadora Institucional do PIBID da Ufersa, professora Maria Ghisleny de Paiva Brasil. “A classificação do nosso Projeto Institucional em oitavo lugar num ranking de 294 universidades brasileiras que tiveram seus projetos aprovados é fruto do trabalho coletivo e colaborativo de um grupo de professores da Ufersa que no PIBID são denominados de Coordenadores de Áreas, da Coordenação Institucional e de todos que fazem a Prograd, que não mediram seus esforços, independente de tempo e lugar – juntos em cooperação mútua e pensando principalmente em nossos alunos das licenciaturas e na contribuição que poderíamos levar e trocar com as escolas da Educação Básica, dialogamos, numa construção entre muitas mãos, e nossa proposta atingiu o mérito máximo atribuído pela CAPES”, disse a docente, que também ressaltou o resultado do Projeto do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Segunda a coordenadora, a implementação das ações dos projetos contribuirão para o desenvolvimento da prática pedagógica dos beneficiários dos Programas: a escola e a universidade. “A vitória é nossa, é coletiva, é de toda a Ufersa”, afirmou.

Para a professora Divoene Pereira Cruz Silva, Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Ufersa, a dupla aprovação é resultado de um intenso trabalho coletivo. “A nossa alegria é imensa pela aprovação de ambos os projetos institucionais PIBID e Residência Pedagógica. Estamos todos de parabéns! Esta aprovação é resultante de um trabalho coletivo, de cooperação mútua, reflexão conjunta e imensa disponibilidade de todos nós, que nos envolvemos na construção dos projetos institucionais. O sentimento de alegria se complementa com gratidão a todos que direta ou indiretamente participaram junto conosco do processo de discussão, reflexão e elaboração destes projetos tão importantes para a nossa Ufersa! Todos nós, de forma abnegada nos dedicamos e conseguimos êxito. Como foi válido sentarmos, discutirmos e reescrevermos quantas vezes fossem necessárias, para que os nossos projetos institucionais fossem aprovados! Estas posturas de solidariedade, reflexão e trabalho conjunto nos mostram que juntos sempre somos mais fortes! Estou muito feliz com os dois resultados! Graças a Deus e a nossa força e fé conseguimos aprovar os nossos projetos em meio a uma grande concorrência entre as mais renomadas universidades de nosso país. A vitória é de todos nós, a vitória é da Ufersa!”, comemorou.

SOBRE O PIBID E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFERSA – Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o PIBID estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada do docente. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

O Projeto Institucional do PIBID da Ufersa, aprovado pela CAPES, está em consonância com a Portaria 259/2019/CAPES e o Edital CAPES nº 02/2020, e tem como título “Formação docente no semiárido: linguagem, inclusão e tecnologias educacionais”. O Projeto envolve escolas públicas parceiras e alunos de sete cursos de licenciaturas da Ufersa. É composto por 7 Subprojetos e 12 Núcleos distribuídos em aproximadamente 23 municípios e compartilhados em diferentes instituições formativas.

Já o Programa de Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica. Assim como no PIBID, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola com experiência na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de instituição de educação superior. Além de assegurar a continuidade do PIBID, os editais propõem o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura.

O Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Ufersa, regido pela portaria 259/2019/CAPES e edital 01/2020/CAPES, é intitulado “Formação docente, teoria e prática no contexto do Semiárido: interdisciplinaridade, linguagens e tecnologias” e contempla as escolas públicas parceiras, bem como os discentes dos cursos das licenciaturas da Ufersa e tem como objetivo implementar o Programa de Residência Pedagógica na Universidade, o qual irá contribuir com a formação inicial dos estudantes das licenciaturas desta instituição e a formação continuada dos professores das redes municipal e estadual de Educação Básica do RN, por meio de ações e estratégias que articulam teoria e prática, tecnologias e linguagens mediadas pela interdisciplinaridade que respaldará a formação docente no semiárido, compreendida a partir da realidade da sala de aula, da troca dos saberes experienciais docentes e construção de novos saberes entre os licenciandos e os professores em exercício, parceiros das escolas campo, lócus de desenvolvimento dos subprojetos, os quais numa ação conjunta e trabalho colaborativo contribuirão para o aprimoramento e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na rede de Educação Básica. Fundamenta-se no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), suas concepções pedagógicas e, por conseguinte os objetivos e as atividades a serem desenvolvidas neste projeto institucional e nos subprojetos constitutivos deste constructo.

A articulação das competências gerais propostas pela BNCC para a Educação Básica, asseguram a articulação dos conhecimentos da área do projeto institucional e dos subprojetos com as competências propostas pela BNCC, algumas estratégias serão privilegiadas, as quais serão desenvolvidas a longo, médio e curto prazo. Este projeto articula 06 subprojetos, os quais contemplam os cursos de licenciaturas em: Pedagogia, Computação e Informática, Matemática (EAD), Português, Educação do Campo, Inglês e Química (EAD). Os subprojetos irão ser desenvolvidos em aproximadamente 13 (treze) municípios do Rio Grande do Norte (RN), a saber: Afonso Bezerra, Angicos, Assu, Apodi, Caraúbas, Campo Grande, Fernando Pedrosa, Grossos, Mossoró, Serra do Mel, Upanema, Pedro Avelino e Pau dos Ferros, esses municípios estão situados nas mesorregiões do Oeste Potiguar e Central Potiguar, e se inserem numa realidade educacional de muitas dificuldades, que não se difere da realidade vivida pelo semiárido nordestino. Apesar dos avanços alcançados nos últimos anos ainda permanecem desafios a serem superados. Um dos avanços dessa região constitui-se na existência dos campus da Ufersa nas cidades de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

As contribuições do PRP alcançam diferentes aspectos principalmente no tocante a formação inicial dos futuros professores (residentes) e a formação continuada dos professores em exercício (preceptores), as quais incidem diretamente na melhoria da educação ofertada nas escolas de Educação Básica e consequentemente na formação escolar dos estudantes das redes municipal e estadual das escolas públicas. Assim, neste contexto o PRP emerge como espaço facilitador do processo de formação de professores para a Educação Básica do semiárido proporcionando aos licenciandos vivenciarem práticas que contribuem para a autonomia do futuro professor por meio da formação docente que ultrapassa a academia e se processa também no cotidiano da sala de aula, sob a orientação de professores mais experientes (preceptores).

(Com informações do Portal Capes)