Com o título “Umbu-cajazeiras: descrição e técnicas”, o professor da Ufersa Francisco de Queiroz Porto Filho, juntamente com os engenheiros agrônomos Francisco Xavier de Souza e Nouglas Veloso Barbosa Mendes publicam pela Editora Universitária da Ufersa – Edufersa o livro que discute sobre taxonomia, características botânicas, distribuição geográfica, sinonímia, clonagem, técnicas de cultivo e exploração econômica.
A obra é uma referência para exploração racional das cajaraneiras, como são denominadas na maioria das cidades do Rio Grande do Norte, onde existem milhares de árvores seculares dispersas nos quintais das residências, notadamente no Semiárido. A publicação destaca as técnicas recomendáveis para clonagem, implantação de pomares, irrigação, indução floral e colheita.
Os autores destacam na apresentação a grande relevância da pesquisa contida na obra, sobretudo pelo fato de a umbucajazeira ser pouco pesquisada, não havendo, portanto, na literatura científica brasileira resultados que possam ser utilizados como recomendações técnicas para seu cultivo.
O coletivo formado pelos três engenheiros-agrônomos acentua também a cooperação entre instituições em volta da pesquisa científica. Francisco de Queiroz Porto Filho é D. Sc. em Recursos Naturais: Água e Solo e professor do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais do Centro de Ciências Agrárias da Ufersa; Francisco Xavier de Souza é D. Sc. em Fitotecnia e Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical; Nouglas Veloso Barbosa Mendes é M. Sc. em Fitotecnia, responsável Técnico da Agritech Semiárido Agricultura Ltda.
A nova publicação está disponível no formato ebook no site da Livraria Ufersa, gerida pela Editora da Ufersa que completa 10 anos com mais de 150 publicações.
Conheça a obra;
Saiba mais sobre a Edufersa.