Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Editora da Ufersa completa 10 anos com mais de 150 publicações

Publicações 28 de abril de 2020. Visualizações: 1107. Última modificação: 28/04/2020 10:10:48

Responsável pela viabilização da comunicação e divulgação cientifica, a Editora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Edufersa – chega aos 10 anos de criação nesta quarta-feira, 29 de abril. A comemoração da primeira década, que seria com uma ampla programação, teve que ser repensada devido à suspensão das atividades acadêmicas decorrente da pandemia do Covid-19. Porém, o contratempo não é motivo para não exaltar esse espaço estratégico da Instituição, voltado para o processo de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (PI&D). Afinal, o quantitativo de publicações da Edufersa alcança uma marca aproximada de 200 obras, entre publicações com recursos próprios e/ou em parcerias com o Núcleo de Educação a Distância da própria Universidade – Nead/Ufersa (livros didáticos). Atualmente, a Editora possui Edital em vigência para publicação de mais 16 obras. São livros resultados de projetos de pesquisa e atividades de extensão.

“Passados 10 anos, podemos comemorar além da sua importante política editorial, a publicação de produções próprias em parcerias com diversos setores de dentro e de fora da Universidade” afirma o coordenador da Editora, o bibliotecário Mário Gaudêncio. Para Mário, do ponto de vista das rotinas técnica também houve evolução e cita exemplo: “saímos da publicação de editais intermitentes e passamos para chamadas perenes. Agora, temos um edital de fluxo contínuo que atua de forma personalizada no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão”. Ele salienta ainda que a Edufersa já conseguiu incluir uma de suas obras na fase final do Prêmio Jabuti.

Equipe da Edufersa: Arimateia (Diagramador), Natália (Assistente Administrativa) e Mário (Coordenador)/Foto Eduardo Mendonça

A Editora tem atuado nas mais diversas áreas do conhecimento. Inclusive, assumindo o projeto editorial de Anais de Eventos, Cartilhas, Gibis, Livros, além do assessoramento técnico dos periódicos da Universidade. “Não termos uma pesquisa de satisfação efetivada, os leitores que nos dão feedback, e demonstram uma significativa receptividade as nossas produções. Adicionado a isso, editoras universitárias e livrarias comerciais já nos procuraram para comercializar as obras da Editora” relata Mário sobre a satisfação da clientela da Edufersa.

A Editora também presta assessoramento técnico aos periódicos, além de serviços como: Atribuição (DOI, ISBN, ISSN e Contrato de Direitos Autorais), normalização bibliográfica, projeto gráfico e consultoria para edições independentes. “Recentemente criamos um Canal no Youtube para amplificar o processo de divulgação científica a partir do que compreendermos por Convergência de Conteúdos” afirmou Mário Gaudêncio.

INOVAÇÃO – Com a aceitação cada vez maior por parte dos leitores pelas publicações digitais, a Edufersa também tem investido na publicação de e-book. Anualmente, tem oportunizado publicações digitais. “Compreendemos o quão é importante para desenvolvimento de um país, a nossa participação no contexto do Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento” afirma Mário. Outra justificativa do editor é que o livro digital tem o mesmo peso científico em relação ao impresso.

O uso das tecnologias de informação e comunicação tem possibilitado amplificar o alcance e presença dessas publicações em distintas plataformas, além de reduzir o fosso sociocultural entre aqueles que têm o direito do acesso à informação científica. Para Mário Gaudêncio a Editora também precisa ser um instrumento de capilarização e democratização do conhecimento registrado. “Para termos uma nação crítica e que pense de forma interseccional, é imperativo fortalecer a nossa responsabilidade social quando ao processo de inclusão” relata.

Algumas das publicações editadas pela Editora da Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça

HISTÓRIA – A Editora começou a suas atividades em abril de 2010 com um birô e um computador, sem lotação de servidores e dividindo uma na Biblioteca Orlando Teixeira. Hoje, ela conta com uma estrutura física melhor e já tem a disposição, 3 servidores, sendo uma secretária, um diagramador e um bibliotecário. “O Trabalho tem evoluído, apesar dos constantes desafios que lançados a Editora” considera o coordenador.

Dados as demandas da Universidade progressivamente a equipe vai incorporando à rotina editorial. “Entendemos que a equipe precisa ser ampliada, todavia, o grupo presente tem feito o possível para atender a nossa clientela da melhor maneira possível” acredita o editor. Mário Gaudêncio adianta que a dinâmica editorial adotada internamente considera os princípios coletivos e colaborativos. “Todos devem saber o que está na pauta editorial. Todos opinam no trabalho do grupo. Fazemos o possível para que a rotina seja clara. Tentamos elevar ao máximo o nível do trabalho com Ética e Transparência profissional” revela.

DESAFIOS – A experiência editorial dos primeiros 10 anos representa também o compromisso de novos desafios para Editora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. “Estamos discutindo internamente ações de curto, médio e longo prazo, que se viabilizará por meio de uma proposta de planejamento estratégico. A ideia é que esse debate seja ampliado a Conselho Editorial da Editora, aos Editores de Periódicos, aos autores e aos nossos clientes” adianta Mário Gaudêncio.

Reprodução da capa do livro.

A coordenação da Edufersa propõe avanços em 10 Eixos para próxima década com vistas a consolidar a Editora como um espaço de referência no Brasil. Dentre as intenções, estão: a ampliação da equipe editorial; ampliação do espaço de produção e criação editorial; ampliação dos espaços de comercialização (exemplos: uma livraria em todos os Campi da Ufersa e se fazer presente nas principais livrarias e plataformas digitais de vendas de livros); intensificação na participação de eventos e feiras; integrar da rede Scielo Livros; diversificar o mix de produtos e serviços; criar uma incubadora editorial (novos periódicos e novos autores); atuar na área de marketing editorial a partir de uma relação dialógica entre os autores, a editora e o mercado; mudar o modelo de repasse dos direitos do autor e, criar o Centro de Divulgação Científica da Ufersa (Exemplo: com ilhas editoriais para os periódicos).

Reprodução de Capa do livro

Para conhecer e adquirir as obras da Editora da Ufersa, sejam impressas ou digitais (download gratuito), à coordenação criou um espaço online com essa finalidade. Para conhecê-la, basta acessar: https://livraria.ufersa.edu.br. Já para buscar informações e orientações em relação a publicações (como fazer?), se faz necessário acessar o site da Editora, em: http://edufersa.ufersa.edu.br. A Editora ainda se faz presente nas mídias sociais, através do Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.