Ufersa doa mais de 300 litros de álcool 70% e 210 máscaras de proteção para 14 municípios do RN

Responsabilidade Social, Saúde 24 de abril de 2020. Visualizações: 1370. Última modificação: 24/04/2020 18:36:38

Representantes da Liga Mossoroense recebendo os kits da Ufersa. Só nesta sexta, foram entregues, ao todo, 200 máscaras e mais de 300 litros de litros de álcool na versão liquida e em gel / Foto cedida

A sala de aula virou a concentração do nosso mutirão. Enquanto os alunos estão se protegendo, as suas carteiras vão servindo para separar os kits de proteção / Foto cedida

Os kits, contendo máscaras de proteção Face Shields e álcool 70% produzido na própria Ufersa, vão ajudar os profissionais de saúde durante esse período de pandemia e de combate ao novo coronavírus / Foto cedida

A Ufersa realizou, nesta sexta, dia 24 de abril, mais um mutirão de entrega de kits de proteção para profissionais de saúde. Dessa vez, os materiais foram destinados a nove instituições de Mossoró e para mais 13 municípios do interior do RN. Foram contempladas unidades de saúde de Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Upanema, Ipanguaçu, Areia Branca, Assú, Carnaubais, Baraúna, Jucurutu, Serra do Mel, Alto do Rodrigues, Paraú e Porto do Mangue.

Os kits, contendo máscaras de proteção Face Shields e álcool 70% produzido na própria Ufersa, vão ajudar os profissionais de saúde durante esse período de pandemia e de combate ao novo coronavírus. Só nesta sexta, foram entregues, ao todo, 210 máscaras e mais de 300 litros de litros de álcool na versão liquida e em gel.

As entregas foram coordenadas pelo professor Leonardo Casillo no Laboratório de Ciência da Computação, no Campus Leste, em Mossoró. Esta é mais uma ação de combate ao novo coronavírus. Desde o fim de março que a Ufersa está engajada nessa luta, auxiliando a sociedade e, principalmente, os profissionais da saúde que estão na linha de frente tratando os infectados com a pandemia.

Atualmente, as ações de combate se estendem para todos os campi da Universidade. Os esforços se concentram na produção das Face Shields com a dedicação intensa de professores, técnicos e alunos voluntários que estão trabalhando de forma incansável para deixar tudo pronto.

Outras frentes que vêm se dedicando são os grupos de arrecadação de alimentos e insumos e também a produção de álcool 70%. Hoje a Ufersa já produz álcool em Mossoró, Caraúbas e Angicos. Todo o material produzido na Universidade está sendo direcionado às unidades locais de saúde, além de outras instituições.

Agora, o próximo passo é fazer testes de COVID19. A Universidade já adquiriu 500  exames de coronavírus e também está participando de um Chamamento Público, junto com outras universidades federais, para adquirir mais 500 testes, além de EPIs, materiais hospitalares, insumos, etc.

Confira as instituições de Mossoró beneficiadas com os kits de proteção da Ufersa:

– Serviço de Verificação de Óbitos – SVO

– Ambulatório Materno Infantil

– PAM – Bom Jardim

– Laboratório Municipal

– Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer

– Hospital do Rim

– Abrigo Amantino Câmara

– Hemocentro

– CAPS internamento.

Acompanhe outras ações de combate ao novo coronavírus acessando covid19.ufersa.edu.br

Entrega de kits de proteção no Camous Sede. Foto: Cedida.
Professor Leonardo Casillo entrega as face shields. Foto: Cedida.