Projeto de extensão da Ufersa oferece assessoria de decisões financeiras para micro e pequenas empresas durante a pandemia da COVID-19

Extensão, Responsabilidade Social, Serviços 15 de abril de 2020. Visualizações: 2475. Última modificação: 16/04/2020 08:49:03

O projeto de extensão UFERSA3 – Liga de Mercado Financeiro da Ufersa, em parceria com o SindiVarejo – Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró, oferece apoio a Micro e Pequenas empresas de Mossoró por meio de assessoria gratuita de decisões financeiras durante a pandemia da COVID-19. A assessoria visa dar suporte a micro e pequenos empresários em questões relacionadas aos seus fluxos de caixa, englobando questões voltadas as suas contas a receber (clientes), contas a pagar (compras e despesas), estoques, adiamento de impostos, folha de pagamento, dentre outras que podem afetar o caixa das empresas. O projeto é coordenado pelos professores Lucas Godeiro e Kléber Formiga, do curso de Ciências Contábeis da Ufersa e já conta com 18 membros. Os interessados na assessoria podem entrar em contato por meio do email ufersa3@ufersa.edu.br enviando sua demanda. Com base nesse contato, a equipe de professores retornará a mensagem para iniciar o atendimento. Para acompanhar o projeto, basta seguir o Instagram @ufersa3.

“A atividade de assessoria direta não estava prevista nas atividades da Liga. Entretanto, em contato com a presidência do SindiVarejo (Sr. Michelson Frota), vimos a possibilidade de apoiar micro e pequenos empreendedores. Então, nós, professores, resolvemos por meio desse projeto, disponibilizar nossas expertises na área financeira e o Sindivarejo apoia com o contato direto para seus membros”, explicou o professor Lucas. A ação foi pensada para o período da pandemia, mas, a depender da demanda, poderá ser incorporada às atividades principais da Liga.

Em meio à pandemia, os docentes destacam a importância da iniciativa no contexto atual. “Em um cenário de incerteza, o empresário tende a decidir com menos racionalidade. Uma segunda opinião, com conhecimento técnico, contribui para reduzir os riscos das decisões tomadas”, pontua o professor Lucas. O auxílio nas decisões por meio da assessoria prestada pela UFERSA3 também é ressaltado pelo docente Kléber Formiga. “A restrição das pessoas ao comércio impacta diretamente no fluxo de caixa. Como micro e pequenas empresas operam, essencialmente, no curto prazo, as decisões exigem informações mais elaboradas”.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Ufersa, o professor Moisés Ozório de Souza Neto, ratifica a importância do projeto. “O período é desafiador para as empresas, com mudanças no regime de trabalho, diminuição de Receitas  e muitas incertezas para administrar o fluxo de caixa, as informações contábeis são cruciais para orientar o empresário nas decisões e amenizar os efeitos desta pandemia nos negócios”, ressaltou.

SOBRE A UFERSA3 – O projeto de extensão UFERSA3 tem por objetivo aproximar os alunos do curso e a sociedade em geral dos conceitos contábeis relacionados ao mercado de capitais, fortalecendo a teoria por meio da prática. Assim, visa fazer acompanhamento do mercado de capitais e de oportunidades de investimentos (renda fixa e variável), utilizando metodologias de análise fundamentalista, técnica e quantitativa (previsões).

A iniciativa começou durante o doutoramento dos professores Lucas Godeiro e Kléber Formiga na UFPB, quando vislumbraram a possibilidade de levar para a Ufersa uma atividade voltada para o mercado de capitais, já consolidada na UFPB. Durante palestra sobre mercado de capitais na Ufersa, viu-se a possibilidade de unir forças com empresas especializadas em análises para dar suporte às atividades na Ufersa. Dessa forma surgiu a parceria com a Avanço Capital com o intuito de realizar treinamento dos membros da UFERSA3 e dar suporte na emissão de relatórios e outras informações.

O projeto conta com 18 membros selecionados, sendo 17 alunos (13 da Ufersa, três da UERN e três da PUCRS (online) e uma professora da Faculdade Católica. Dos alunos, 13 são de graduação, três de mestrado e um de especialização. Os cursos envolvidos são Ciências Contábeis, Administração, Economia, Engenharia Elétrica e Marketing.

O evento de lançamento do projeto estava previsto para o final de março, mas foi adiado devido a pandemia. « Havia a expectativa de uma palestra de lançamento da UFERSA3 no dia 25 de março e treinamento de equipe nos dias 26 e 27 de março. Porém, em virtude da quarentena, as atividades foram adiadas. Assim, as atividades se voltaram para seleção dos membros e reuniões por meio virtual », explicou o professor Kléber. Outras atividades desempenhadas são treinamentos online realizados pelos membros. Esses cursos se voltam para análise de dados (datacamp) e análise técnica (nelógica).

ARTIGO – Dentro da temática, o professor Lucas Godeiro apresentará o artigo “Equity Premium Prediction with Diffusion-Index, Machine Learning and Text Data”, na próxima quinta-feira, dia 16, no Seminário Virtual de Economia organizado pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O artigo fala sobre como notícias de jornais financeiros podem melhorar previsão fora da amostra dos retornos das ações.
O evento será será transmitido ao vivo pelo aplicativo Zoom. As inscrições podem ser feitas no site https://sites.google.com/view/economiarr/.