Ufersa entrega kits de proteção para equipes de 26 Unidades de Saúde de Mossoró

Responsabilidade Social, Saúde 13 de abril de 2020. Visualizações: 1809. Última modificação: 13/04/2020 16:54:59

Gerente da Unidade Básica de Saúde Ildone Cavalcante, das Barrocas, Alana Eliza, recebendo os kits de proteção do professor Leonardo Casillo / Foto Assecom Ufersa

Cada kit contém cinco litros de álcool em gel, luvas e máscaras de proteção do tipo Face Shield, além de um folheto com informações sobre a manutenção e conservação do material / Foto Assecom

As máscaras Face Shields estão sendo produzidas e finalizadas por uma equipe de professores, técnicos e alunos do curso de Ciência da Computação / Foto Assecom Ufersa

Em mais uma ação de combate a COVID19 e de apoio à comunidade, a Ufersa entregou na tarde desta segunda, dia 13 de abril, 46 kits de proteção para 26 Unidades Básicas de Saúde de Mossoró. Cada kit contém cinco litros de álcool em gel, 50 luvas e seis máscaras de proteção do tipo Face Shield, além de um folheto com informações sobre a manutenção e conservação do material. O álcool e as luvas foram adquiridas pela própria Universidade. Já as máscaras foram produzidas e finalizadas por uma equipe de professores, técnicos e alunos dos cursos de Ciência da Computação, Ciência & Tecnologia e das Engenharias. O professor Leonardo Casillo está coordenando a produção das máscaras há alguns dias. O material é feito em impressoras 3D que estão funcionando a todo vapor para dar conta da demanda. O mutirão está grande e a equipe vem trabalhando praticamente todos os dias da semana. “A nossa equipe trabalha em feriados, domingos para deixar a produção finalizada e pronta para ser entregue. Se tudo der certo na produção, até sexta poderemos fazer outra entrega e terminar de contemplar todas as Unidades Básicas de Saúde de Mossoró, incluindo a zona rural”, explicou Casillo.

Os kits também são resultados dos esforços que a Ufersa, por meio da Comissão de Emergência para a COVID 19, vem fazendo. Nesta primeira remessa, foram contempladas as Unidades de Saúde das quais a Universidade mantém parceria para as tutorias dos alunos de Medicina. A professora Andrea Taborda fez o acompanhamento das solicitações que chegaram via formulário e também toda a logística da entrega de forma a não ter aglomerações no Campus da Ufersa. Para isso, um representante de cada Unidade de Saúde foi chamado para receber em horários distintos.

A gerente da Unidade Básica de Saúde Dr. Ildone Cavalcante de Freitas, Alana Eliza Oliveira, foi a primeira a comparecer na Ufersa para receber o material. Ela levou 3 kits que vão ajudar o trabalho de médicos, enfermeiros, dentistas e assistentes sociais da Unidade que funciona no bairro Barrocas.

Leonardo Casillo/professor
“Os profissionais estavam ansiosos para receber o material. Eu fiquei surpresa com a rapidez da entrega, pensávamos que fosse demorar. Mas estamos muito alegres e gratos por esta ação. O álcool em gel vai dar pra suprir as nossas necessidades até o fim de abril”, comentou. A representante da UBS Sinharinha Borges, Sabrina Mirely, também agradeceu os kits. “Obrigada a todos os envolvidos neste ato de solidariedade. Que o Senhor dê em dobro a cada um que colaborou com esse ato de amor”, destacou.

O reitor, o professor José de Arimatea de Matos, vem acompanhando as frentes de trabalho de combate a COVID19 nos quatro campi da Ufersa. Ele agradeceu o esforço de todos para mais esta ação. “Cada vez mais sinto orgulho dessa nossa instituição Ufersa. O nosso muito obrigado a todas as equipes”, enalteceu o reitor.

Veja a relação das Unidades Básicas de Saúde contempladas com os kits de proteção da Ufersa:

– UBS SINHARINHA BORGES

– UBS MARIA SOARES DA COSTA

– UBS ENFERMEIRA CONCHITA DA ESCOSSIA CIARLINI

– UBS DR. LUCAS BENJAMIM

Professor Leonardo Casillo e estudante de Computação na sala onde são feitas as Face Shields em impressoras 3D
Kits de Proteção
Luvas