Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Campanha supre necessidades urgentes da UTI do Coronavírus do HTM

Responsabilidade Social, Saúde 13 de abril de 2020. Visualizações: 1418. Última modificação: 13/04/2020 18:51:29

O Hospital Tarcísio Maia que é referência na Rede Pública de Saúde para a Região Oeste do Estado vem recebendo reforço nesse período de pandemia do Coronavírus. É com a Campanha #ProtejaquemteSALVA, iniciativa do Eixo de Desenvolvimento de Pessoal do Curso de Medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Segundo a coordenadora da Campanha, a professora Maria dos Milagres Fernandes Diniz Chaves, o objetivo é contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva para pacientes com Covid-19.

A campanha, que foi iniciada no mês passado, já possibilitou cinco entregas de materiais de segurança para os trabalhadores da saúde. São itens como macacões impermeáveis, filtros hepa, circuito de aspiração fechada, máscaras pff2, capacetes, luvas de procedimento cirúrgico, máscaras de alta concentração (adulto e infantil), descartáveis, entre outros materiais.

A professora adianta que a maior parte das doações é adquirida via transferência bancária para a compra dos materiais hospitalares, mas também o doador pode comprar o material e encaminhar para a organização da Campanha. Para isso, são disponibilizadas duas contas bancárias (Banco do Brasil e Santander) para as doações via transferência. “A prestação de contas é feita com a apresentação do comprovante fiscal da compra dos materiais” frisa Maria dos Milagres.

A professora explica que a aquisição tem como base a demanda repassada pelo Hospital e que as necessidades mais urgentes são repassadas diariamente por servidores que atuam na UTI do Coronavírus no Tarcísio Maia. A grande demanda é por Equipamentos de Proteção Individual.

A Campanha já arrecadou R$ 53 mil possibilitando cinco doações. “Todo esse valor foi investido em compras de materiais de uso hospitalar que já foram entregues e feita a devida prestação de contas” pontuou a coordenadora da Campanha #ProtejaquemteSALVA. “Temos observado uma receptividade acima das nossas expectativas e estamos envolvendo outros colaboradores para ampliar o contato com novas empresas e/ou personalidades que possam ajudar” afirmou. Ela garante que a Campanha vai continuar enquanto durar a quarentena para que se possa arrecadar o máximo possível.

A professora evidencia a importância da Campanha pelos relatos dos profissionais que atual na linha de frente no combate ao Covid-19. “Eles afirmam que não saberiam como estaria a situação da UTI do Coronavírus sem as doações, daí o nosso agradecimento pelo apoio recebido da sociedade e da classe empresarial de Mossoró para com a nossa iniciativa” afirmou. A meta é suprir as necessidades urgentes.

Voluntários da Campanha #ProtejaquemteSALVA do Curso de Medicina da Ufersa entregam donativos para UTI do Coronavírus do Hospital Tarcísio Maia/Foto Cedida