Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa entrega face shields aos profissionais das unidades básicas de saúde de Caraúbas

Responsabilidade Social, Saúde 6 de abril de 2020. Visualizações: 1454. Última modificação: 06/04/2020 10:32:34

Ufersa entrega máscaras para profissionais de saúde de Caraúbas. Foto Cedida pela Prefeitura de Caraúbas.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) segue no esforço de auxiliar na segurança dos profissionais de saúde que estão atuando no combate ao coronavírus. Em uma parceria firmada com a Prefeitura de Caraúbas, por meio da Secretaria da Saúde, alunos da Universidade, sob a supervisão do professor do curso de Engenharia Elétrica Francisco de Assis Brito Filho, fabricaram 39 máscaras face shield (protetores faciais) que foram entregues nesta quarta-feira, 01 de abril, aos profissionais das unidades básicas de saúde de Caraúbas.

A próxima remessa de máscaras será entregue nesta terça-feira, 7, para a Secretaria Municipal de Apodi e para os Hospital regionais de Caraúbas e Apodi. “Também já recebemos demanda do município de Patu e iremos procurar atender a todos que estão atuando nessa linha de frente na região e que nos trazem esta demanda”, afirma o professor Brito Filho que também é vice-diretor do Campus Caraúbas da Ufersa.

O item de segurança está sendo confeccionado em duas impressoras 3D, que estão funcionando 12 horas por dia. “Estão sendo produzidas, em média, 4 máscaras por dia, uma máscara a cada 3 horas”, explica o diretor do Campus de Caraúbas, professor Daniel Freitas Freire Martins.

Além de Caraúbas, impressoras 3D também estão produzindo as face shields nos campi de Mossoró, Angicos e Pau dos Ferros. Saiba mais sobre essa iniciativa.

Face shields – As máscaras funcionam como um equipamento de proteção individual extremamente seguro que protege toda a face e evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos. As peças previnem o contágio contra vírus, bactérias e outras contaminações. Os equipamentos são confeccionados em impressoras 3D que produzem as tiaras ajustadas à cabeça. Nessas tiaras são fixadas folhas grossas de acetato e elástico. Após toda a produção, as peças são higienizadas e depois ensacadas para a entrega.

Máscaras que foram entregues para profissionais de saúde de Caraúbas. Foto Cedida pela Prefeitura de Caraúbas.
Ufersa entrega máscaras para profissionais de saúde de Caraúbas. Foto Cedida pela Prefeitura de Caraúbas.
Ufersa entrega máscaras para profissionais de saúde de Caraúbas. Foto Cedida pela Prefeitura de Caraúbas.