#UfersaContraCovid19 Ufersa discute parcerias de combate ao Covid19 com outras instituições de Mossoró

Saúde 26 de março de 2020. Visualizações: 1351. Última modificação: 26/03/2020 16:40:35

Esta semana, os professores de Medicina da Ufersa, Andrea Taborda e Jennifer do Vale, participaram de uma reunião com a Secretária Municipal de Saúde de Mossoró, Saudade Azevedo, e também com professores de Medicina da UERN, para tratar estratégias de tratamento e prevenção ao Covid19 / Foto PMM

Mais de 80 quilos de alimentos foram arrecadados durante o trote do curso de Medicina da Ufersa / Foto cedida

Os esforços e as parcerias de combate ao novo coronavírus não param. Esta semana, os professores de Medicina da Ufersa, Andrea Taborda e Jennifer do Vale, participaram de uma reunião com a Secretária Municipal de Saúde de Mossoró, Saudade Azevedo, e também com professores de Medicina da UERN, para tratar estratégias de tratamento e prevenção ao Covid19.

O encontro aconteceu no pátio do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo. Os professores reafirmaram o compromisso em colaborar com a saúde do município. “Nós estamos montando muitas estratégias, que vamos divulgar a partir da próxima semana, como por exemplo tele-consultas e telerregulação. Teremos também o suporte deles nas unidades de pronto atendimento”, destacou Saudade.

Segundo a professora Andrea Taborda, nessa reunião já houve uma entrega de equipamentos de proteção individual e álcool doados pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Ufersa. Os materiais serão destinados às Unidades Básicas de Saúde que são campos de ensino dos alunos da Ufersa.

Na ocasião, também ficou certo que a Ufersa irá fornecer chips e celulares institucionais para montar a primeira frente de telerregulação do Covid19 em Mossoro, que aguarda apenas o protocolo do município e o cadastro final de voluntários para funcionar.

Ainda de acordo com a professora Andrea, em breve a tentativa será instalar junto com o município uma central de telemedicina. Pelo último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, o RN conta atualmente com 19 casos de Covid19 confirmados, sendo dois em Mossoró.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS – Essa semana também ocorreu a entrega dos alimentos arrecadados pelos alunos do curso de Medicina da Ufersa durante a realização do trote solidário realizado pelos alunos veteranos do curso. “A gente fez uma dinâmica com os novatos e uma das partes do trote era exatamente essa arrecadação de alimentos para a doação para pessoas em situação de rua em Mossoró. No total, foram arrecadados 81,4 kg de alimentos”, informou o estudante Ícaro Silva.  Os gêneros alimentícios arrecadados serão usados para o preparo de alimentos e distribuídos para a população de rua de Mossoró.