Formados em Biotecnologia pela Ufersa conseguem registro no Conselho de Química com todas as atribuições

Reconhecimento 25 de março de 2020. Visualizações: 1273. Última modificação: 25/03/2020 03:51:12

Os estudantes e os profissionais egressos formados pelo Curso de Biotecnologia da Universidade Federal Rural do Semi Árido passam a poder se registrarem no Conselho Regional de Química a partir das 14 atribuições estabelecidas na Resolução Normativa 277, de novembro de 2018.

A ampliação foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Federal de Química, responsável pela expedição da Resolução que define as atribuições dos profissionais que laboram na área da Bioquímica, Biotecnologia e Bioprocesso. Com o atual Acórdão, os já formados também podem requerer o documento com a íntegra da lista de atribuições.

Entre diversos outros fatores, a lista de atribuições leva em consideração as rápidas transformações sociais, tecnológicas, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional, além de justar a Regulamentação do Exercício Profissional à natureza das Estruturas Curriculares dos Cursos responsáveis pela formação das variadas modalidades de profissionais da área da Química.

Atualmente, o Curso de Biotecnologia da Ufersa conta com 147 alunos ativos. De acordo com a vice coordenadora do curso, professora Cibele dos Santos Borges, a conquista é importante pois dá respaldo à atuação desses profissionais. “Uma vez que o profissional consegue se registrar no Conselho, ele tem um respaldo jurídico, tem leis e normativas que regulam e regem sua profissão. Existem atividades profissionais que ele pode exercer e assinar sobre elas, com um Conselho que o ampara e oferece subsídios legais”, ressalta a professora.

O resultado pelo cadastro do curso da Ufersa na íntegra das atribuições do Conselho é fruto de um trabalho contínuo desde coordenações anteriores.