#UfersaContraCovid19 Universidade vai ceder professores da Medicina para auxiliar casos de coronavírus no Tarcísio Maia

Gestão, Saúde 21 de março de 2020. Visualizações: 3297. Última modificação: 22/03/2020 14:55:32

Em Ordem de Serviço, publicada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – Progepe, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Ufersa, vai ceder a partir do dia 23 de março, dez professores do curso de Medicina para o Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia, em Mossoró. O documento leva em consideração o fato da suspensão das atividades de estágio supervisionado dos estudantes do curso de Medicina em decorrência da pandemia da COVID 19.

Os professores da Medicina irão se reunir em força tarefa para atuarem nas enfermarias, que antes estavam sob a responsabilidade dos internos e preceptores. Em decorrência da pandemia do COVID-19, as atividades de ensino da Ufersa foram suspensas as quais incluem os estágios supervisionados dos estudantes da Medicina.

Segundo a coordenadora do curso, a professora Tammy Rodrigues, os estagiários/internos, por não serem médicos, não podem se responsabilizar pela prestação de serviços. Além disso, a Universidade e o Hospital não são capazes de fornecer equipamentos de proteção individual para todos, o que colocaria em risco não apenas o estudante como os pacientes e demais pessoas dos locais por onde ele transita. Mas com a Ordem de Serviço os professores estarão presentes nas segundas, terças e quartas-feiras, a partir do dia 23 de março, enquanto as atividades do internato estiverem suspensas.

CAMPANHA PARA ARRECADAR INSUMOS

Materiais adquiridos com as primeiras doações da campanha / Foto cedida

Com o tema #ProtejaquemteSALVA, a professora do curso de Medicina da Ufersa, Maria dos Milagres Fernandes Diniz Chaves, e também a médica mastologista, Carolina Diógenes, iniciaram uma campanha de arrecadação para a compra de  insumos e de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) direcionada aos profissionais de saúde do Hospital Regional Tarcísio Maia.

Segundo a professora Milagres, a adesão está sendo feita pelas redes sociais . “O Hospital está precisando do básico e como teremos uma demanda alta e os materiais são consumíveis (descartáveis) vão ficando cada dia mais preocupante neste enfrentamento ao coronavírus”, explicou a professora.

A unidade precisa de álcool e máscara n95 que não tem no mercado para vender. Além disso, os profissionais da saúde irão precisar dos seguintes materiais para fazer o isolamento:

– Máscaras de Oxigênio a 100% (com reservatório) no mínimo 10;

– Cubas plásticas grandes com tampas para transporte de materiais contaminados;

– Cubas pequenas para levar material colhido para o laboratório;

– Estetoscópios para usar no isolamento;

– Esfigmomanômetro para aferir Pressão Arterial no isolamento;

– Termômetros;

– Oxímetros portáteis também para o isolamento;

– Papagaios e aparadeiras

Segundo Milagres, alguns materiais já foram adquiridos com as primeiras doações, mas o Hospital ainda precisa de muitos insumos. Ainda de acordo com a professora, outros materiais são fundamentais para organizar a sala de isolamento. São eles: Filtro Hepa, Filtro HME trocador de calor, Filtro bacteriológico, Circuito de aspiração fechado e capotes impermeáveis.

As doações podem ser feitas por meio de transferências para o Banco Santander Agência 1799, conta corrente: 01001325-2. Ou para o Banco do Brasil, Agência 4391-5, conta corrente 89000-6, em nome de Maria dos Milagres Fernandes Diniz Chaves – CPF: 009.069.004-41.