O curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – LEDOC – da Universidade Federal Rural do Semiárido recebeu nesta quarta, dia 18, o resultado da Avaliação do MEC com conceito máximo. A Licenciatura obteve Conceito 5!
Motivo de grande alegria, esse resultado não se resume a um número ou mera nota (mesmo sendo nota máxima). Segundo os professores, esse resultado expressa a dedicação de estudantes vindos de comunidades rurais de vários municípios do Oeste Potiguar, Ceará, Paraíba. A nota máxima também representa o compromisso e empenho de professores; técnicos, chefia de Departamento de Ciências Humanas, direção do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Pró-reitorias.
Iniciado em dezembro 2013, a LEDOC da Ufersa tem muitos resultados visíveis para a vida das pessoas que compõem o curso, para região por ela atendida, e para a própria universidade. Estudantes egressos do curso já estão inseridos no mercado de trabalho, via concursos públicos, em gestões de escolas do campo e em programas de pós-graduação transformando os espaços por onde transitam.
Professores têm produção acadêmica reconhecida, com participação em eventos nacionais e internacionais, realizando atividades de pesquisa, ensino e extensão. Com esse reconhecimento, a Ufersa cumpre sua função social no semiárido potiguar, oferecendo educação gratuita e de qualidade para pessoas que historicamente tiveram esse direito negado.
O reitor, o professor José de Arimatea de Matos, comemorou a excelência da nota máxima da LEDOC. “Estamos mostrando que as nossas licenciaturas, assim como os nossos bacharelados, têm qualidade e excelência de ensino. Fica o reconhecimento, a gratidão e os nossos parabéns para todos e todas que fazem a Educação do Campo da Ufersa ser esse sucesso”, comemorou.
Para os professores do curso, esse resultado só foi possível pelo esforço e trabalho de muitas pessoas e comprova a força dos povos do campo.