Ufersa amplia número de docentes bolsistas do CNPq

Pesquisa 11 de março de 2020. Visualizações: 1176. Última modificação: 11/03/2020 09:04:23

Profa. Débora Façanha, contemplada com bolsa de pesquisa do CNPq/Foto: Arquivo

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi destaque na divulgação do resultado das bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Chamada Pública 06/2019. A instituição ampliou seu número de docentes bolsistas para 28, resultado que indica aumento superior a 21% no número de bolsistas nos dois últimos anos.

Os docentes Débora Andréa Evangelista Façanha e Francisco de Assis de Oliveira, ambos do Centro de Ciências Agrárias, são os novos pesquisadores contemplados. No mesmo edital, os professores Francisco Bezerra Neto (PQ-1C), Moacir Franco de Oliveira (PQ-1D), Paulo Sérgio Lima e Silva (PQ-2), Reginaldo Gomes Nobre (PQ-2), Rui Sales Junior (PQ-1D), Salvador Barros Torres (PQ-1D) e Nildo da Silva Dias (PQ-1A), também tiveram suas bolsas renovadas. Docente da Ufersa durante a solicitação da bolsa e, atualmente na Universidade de São Paulo, o Professor Michael Hrncir também teve sua bolsa renovada (PQ-2).

Prof. Francisco de Assis/Contemplando com bolsa de pesquisa do CNPq/Foto: Arquivo

Segundo o professor Daniel Valadão Silva, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Ufersa, as conquistas são resultados da política de pesquisa e pós-graduação adotada pela Universidade nos últimos anos. Ainda segundo o professor Valadão, o aumento do número de bolsistas de produtividade reflete o incremento de recursos investidos na pesquisa e pós-graduação da Ufersa, bem como a dedicação dos professores com o apoio significativo de estudantes de iniciação científica e pós-graduação.

Anualmente, as Bolsas de Produtividade em Pesquisa são oferecidas pelo CNPq aos pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos estabelecidos pelo Conselho e seus Comitês de Assessoramento.