Ufersa Caraúbas chega a sua décima terceira colação de grau formando novos bachareis e professores

Formatura 21 de fevereiro de 2020. Visualizações: 2711. Última modificação: 21/02/2020 15:57:55

Os 52 novos profissionais formados pela Ufersa nesta quinta-feira, 20, integram a 13ª turma do Campus da Região do Médio Oeste Potiguar/Foto: Passos Jr

Capelo na cabeça com a garantia do diploma. Assim, os representantes dos 52 formandos de seis cursos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Caraúbas, receberam do reitor José de Arimatea de Matos, a Outorga do Grau de nível superior de ensino. A graduação representa a realização de um sonho abraçado por jovens ao encontrar a oportunidade de cursar e concluir o ensino superior na Região do Médio Oeste Potiguar.

O reitor José de Arimatea de Matos ressaltou as melhorias implantadas no Campus Caraúbas/Foto: Passos Jr

Para a Outorga do grau os representantes das turmas concluintes se posicionaram a frente da mesa diretora. Talyta Araújo de Lima, do curso Interdisciplinar Integral; Karyza Queiroga de Oliveira, do BCTI Noturno; Rafaela Rithelly de Paiva Oliveira, da Engenharia Civil; Francisco Luís de Carvalho Costa, da Engenharia Elétrica; Enock Jabes do Nascimento Santos, da Engenharia Mecânica; Elman Eduardo Félix de Morais, da Licenciatura Letras Inglês e, Ana Cristina de Souza Teixeira, da Licenciatura Letras Libras. A Outorga representa uma concessão da Universidade para o exercício profissional.

Aos novos profissionais, o reitor José de Arimatea de Matos, presidente da solenidade de Colação de Grau, desejou sucesso aos novos profissionais. E também ressaltou as novas melhorias que estão implantadas no campus, citando, o ginásio poliesportivo, e principalmente, a qualificação dos profissionais que integram os quadros da Ufersa. “Vocês são vencedores, mas a caminhada continua com novas batalhas e se coloquem sempre do lado do bem para uma sociedade mais justa e fraterna, sejam éticos e se doem para um mundo melhor” disse o reitor.

Oradora das turmas, Helíude Vieira, formada em Engenharia Civil/Foto: Passos Jr

ORADORA – “Sonhamos em mudar a realidade. Seja a nossa, da família ou de várias outras famílias. E provavelmente, todos nós enxergamos a graduação como a porta de entrada para a realização desse sonho” discursou a oradora das turmas, Helíude Vieira da Costa, do curso de engenharia civil. A formada compartilhou com os demais colegas as adversidades e batalhas enfrentadas dentro do curso, culminadas com o sentimento de vitória com a conquista do diploma. Ela também aproveitou o momento para agradecer aos professores “não apenas com o conhecimento científico repassado, mas também pelo caráter profissional” afirmou. Aos pais dedicou a conquista.

Professora Ana Claudia, paraninfa das turmas

Já a jovem paraninfa, professora Ana Claudia Araújo Fernandes, coube a função de alertar aos formados sobre a valorização da universidade pública, gratuita e de qualidade como é a Ufersa, recomendando a não ter receio da nova fase. “Embora sintamos insegurança a respeito do que o porvir guarda para nós, não resta ao profissional senão aprimora-se a fim de superar a desafiadora jornada futura” aconselhou, dando uma última dica “elenquem prioridades. Tenham foco, façam planos e sejam perseverantes” pontuou.

O formado Elman Eduardo, de Letras Inglês, dedicou a vitória aos pais agricultores Maria Doralice e Edmundo Félix/Foto: Passos Jr

FORMADOS – Confiante no surgimento de uma oportunidade de trabalho, a engenheira civil Rafaela Rithelly de Paiva Oliveira, se considera preparada para a atuação profissional. “Esse momento é gratificante, principalmente, por ser numa universidade federal como é a Ufersa” opinou. “Muito importante colar grau numa universidade que acolhe a comunidade com um ensino de excelente qualidade” analisou o engenheiro elétrico, Francisco Luís de Carvalho Costa. O engenheiro sai da graduação para cursar Mestrado em Controle de Materiais, na Ufersa Mossoró.

Já para Elman Eduardo Félix, filho de agricultores do município de Janduís, a formatura em Letras Inglês, representa dedicação, luta e muito aprendizado. “Todo o meu esforço tem nome: Maria Doralice e Edmundo Félix, meus pais” afirmou. Ele é o único dos sete filhos do casal a cursar universidade. “A eles dedico esse sonho que se materializa com a minha colação de grau” pontuou.

Prof. Daniel Freitas se despede das solenidades de formaturas como diretor do Campus Caraúbas/Foto: Passos Jr

DESPEDIDA – Para o diretor da Ufersa Caraúbas, professor Daniel Freitas Freire Martins, o dia é de celebrar uma oportunidade que muitos jovens gostariam de conquistar que é a graduação superior. “Nos últimos anos vivenciamos momentos de grande importância que convergiram com muitas transformações ocorridas em nossa instituição. Crescemos juntos, e juntos, estamos colhendo os frutos dos esforços aqui empregados” discursou em tom de despedida uma vez que deixará o cargo de diretor após a conclusão de um mandato de quatro anos frente à Ufersa Caraúbas.

Segundo o professor Daniel, a solenidade desta quinta-feira, 20 de fevereiro, é a 13ª do Campus Caraúbas, tendo ele participado de todas, 9 como diretor. “Desejo que vocês sejam mais do que pessoas de sucesso, sejam pessoas de valor, cidadãos conscientes e comprometido com a vida é com a sociedade que os espera como profissionais” concluiu.

????????????????????????????????????
Concluintes 2019.2 Ufersa caraúbas