Finalmente, formados na Ufersa

Formatura 20 de fevereiro de 2020. Visualizações: 2094. Última modificação: 20/02/2020 12:25:58

Com os novos 101 formados a Ufersa pau dos Ferros ultrapassa mais de 500 profissionais com graduação superior no mercado de trabalho/Foto: Ernâni Maia

Após muito estudo o grande dia chegou para 101 concluintes do Campus Pau dos Ferros. Essa data quem tem como ápice a solenidade de Colação de Grau representa a concretização do sonho da maioria dos jovens que a cada fim de semestre via o momento cada vez mais perto. Nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, é dia de comemorar e celebrar a formação superior adquirida na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. São bacharéis nos cursos: Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (48), Interdisciplinar em Tecnologia da Informação (08) e nas Engenharias Ambiental e Sanitária (08), Civil (31) e Computação (06).

Reitor da Ufersa, José de Arimatea, ressalta qualidade do ensino oferecido pela Ufersa/Foto: Ernâni Maia

A solenidade de Colação de Grau aconteceu no Auditório do Campus Pau dos Ferros, em dois momentos distintos, às 17h, colaram grau os concluintes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e, às 19h, os demais formandos. A comunidade acadêmica, bem como familiares dos concluintes, prestigiou momento impar dos estudantes. “É uma realização de toda a minha família que sonhou e lutou comigo para essa primeira etapa, hoje vencida, para a minha jornada de se tornar engenheira” considerou a concluinte do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Sara de Sousa Silva. A próxima etapa dela será no Campus da Ufersa Caraúbas, no curso de Engenharia Mecânica. Sara saiu do município de Catolé do Rocha, na Paraíba, para estudar na Ufersa.

A celebração da conquista é um momento de orgulho também para os pais dos estudantes. Para o senhor Deuzimar Silva, pai da Sara, a conquista representa um sonho realizado. “Momento muito importante na vida de qualquer um pai por ser a primeira da família a se formar e, agora, o irmão dela também vai ingressar na Ufersa. É muita emoção para toda a minha família” expressou.

Esse também é o caso de Raimundo Brilhante da Silva, pai da engenha civil Tairine Brilhante. “Confesso que não acreditava muito, pois somos uma família simples e, na nossa mente tem sempre a ideia de que engenharia civil era para pessoas da alta sociedade. Hoje, vejo que não é promessa, mas uma realidade que me dá muito orgulho” afirmou. Para a filha, a formatura representa um divisor de águas, a abertura de uma porta para uma nova história que começa a ser escrita. “Ingressar no mercado de trabalho e contribuir para melhorar a sociedade em que vivemos” opinou Tairine.

Amanda Beatriz/Foto: Ernâni Maia

Para quem dedicou tanto tempo aos estudos à hora é de comemorar e correr atrás de novos objetivos. “A minha meta é o mercado de trabalho” afirmou o formado caicoense no Bacharelado em Tecnologia da Informação, Adby da Silva Santos, adiantando que tem algumas propostas de trabalho, inclusive, fora do Estado. “Gratidão e muita felicidade pela vitória após vencer tantos obstáculos. Agora é focar na Engenharia civil aqui mesmo em Pau dos Ferros”, afirmou Amanda Beatriz Silva, de São Miguel.

Sara Sousa, uma das oradoras/Foto: Ernâni Maia

NOVO CAMINHO – A solenidade, que também representa nostalgia para os que vão deixar os bancos da Universidade, emocionou os presentes nos discursos das oradoras, Sara de Sousa Silva, do BCT e, Karolayne Santos de Azevedo, do Curso Engenharia da Computação. Ambas, ressaltaram os momentos difíceis, mas também prazerosos da vida acadêmica, bem como a dedicação dos professores e o desempenho dos colegas para a conquista. “O fim dessa história é também o recomeço para novos sonhos, O conhecimento é uma variável que depende do nosso esforço, portanto, corra atrás dos seus sonhos e seja sempre a sua melhor versão” discursou Sara Silva.

Ao paraninfo das turmas, o professor Carlos Segundo, coube à atribuição para as últimas orientações como estudantes já que ao término da solenidade vão sair profissionais com graduação superior. “A caminhada é árdua, é desafiante, mas é muito recompensador chegar a um objetivo tão esperado como o dessa noite” ressaltou. E aconselhou: “As oportunidades virão e vocês devem estar preparados para abraça-las. Não esperem a oportunidade chegar para buscar essa preparação”. Conhecedor da realidade da maioria dos concluintes, o professor Segundo também ressaltou a educação como caminho para mudar a realidade familiar. “Muitos de vocês são os primeiros a possuir uma graduação e, sabemos que a educação é um dos mais importantes, se não o maior, instrumento de transformação social” ressaltou.

Prof. Ricardo Fonseca, diretor do Campus Pau dos Ferros/Foto: Ernâni Maia

Essa possibilidade é uma realidade no Campus da Ufersa Pau dos Ferros que ultrapassa a marca dos 500 egressos formados em oito anos. “Atingir esta marca é fruto de um trabalho coletivo, primeiro da sociedade, que se empenhou em conquistar uma Universidade Federal no Alto Oeste, e de uma equipe técnica formada por docentes, servidores administrativos e terceirizados, comprometida e dedicada em fazer uma universidade cada vez maior e melhor” discursou o professor Ricardo Fonseca, diretor da Ufersa Pau dos Ferros.

Toda a solenidade foi presidida pelo reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, que ressaltou a importância da conquista pelos estudantes que só nas engenharias têm 15 opções de escolhas. O professor ressaltou melhorias da infraestrutura universitária, que a partir desse, contará também com um ginásio poliesportivo. “Mais importante que a parte física, a Ufersa dispõe de recursos humanos altamente qualificados para atende aos estudantes” frisou. O reitor José de Arimatea ressaltou ainda que a Universidade Federal Rural do Semi-Árido não apenas gradua profissionais, acima de tudo “forma cidadãos”.