Bolsistas visitam produção comercial de hortaliças

Extensão 17 de fevereiro de 2020. Visualizações: 1165. Última modificação: 17/02/2020 10:49:49

A visita de campo proporcionou aos bolsistas do Projeto Horta para o Ensino Fundamental conhecer a produção comercial de hortaliças/Foto: Lídia Tertuliano

Os bolsistas do Projeto Horta para o Ensino Fundamental, uma atividade de extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, conhecem a produção comercial do cultivo de hortaliças orgânicas. “A ideia é proporcionar a vivência da prática para confrontar os conhecimentos adquiridos na Universidade” justificou o coordenador do Projeto Horta para o Ensino Fundamental, o agrônomo Giorgio Mendes. Os estudantes de Agronomia e Engenharia Florestal já lidam com o plantio de hortaliças em pequena quantidade dentro do projeto de extensão.

Minhoca para produção de adubo natural/Foto: Lídia Tertuliano

A visita de campo aconteceu na Hortvida Agrícola, localizada na comunidade Lagoa de Pau, zona rural de Mossoró, onde são produzidas diversas variedades de hortaliças, principalmente, a alface nas variedades: crespo, americano e roxo, correspondendo a 90% da produção. Para o bolsista Kaio Israel, estudante de Agronomia, a visita possibilitou conhecer outra realidade. “Bastante proveitosa ao proporcionar a aquisição de conhecimentos técnicos com a observação da prática por profissionais qualificados que já atuam com o cultivo de hortaliças de forma comercial” afirmou.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as diversas etapas para o cultivo das hortaliças a começar pelo minhocário para produção do húmus (adubo natural); o plantio e a germinação das sementes; a estufa e o controle biológico contra pragas; a colheita e o controle de qualidade com a certificação emitida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Sistema orgânico de Produção.

Rodrigo Benjamim/Produtor e egresso do curso de Agronomia da Ufersa/Foto: Lídia Tertuliano

Segundo o produtor e proprietário da Hortvida, o agrônomo Rodrigo Bejamim, a ideia de trabalhar com hortaliças orgânicas surgiu há 12 anos quando ainda era estudante da Ufersa. “Começamos plantando alguns canteiros na casa dos meus pais e, só depois de muito trabalho, estudos e pesquisas passamos a produzir em escala comercial” contou Rodrigo. Atualmente, a Hortvida tem uma produção média mensal de 50 mil unidades, destinada ao mercado mossoroense.

Para o egresso da Ufersa e hoje produtor de hortaliças receber os estudantes da Universidade é uma satisfação. “Estamos sempre de portas abertas para estimular os estudantes para essa troca experiências entre a teoria e a prática os levando a conhecer como se dá realmente a prática no campo, além de ser uma forma de mostrar possibilidades futuras para estágios e pesquisas com hortaliças” considerou aconselhando aos estudantes a produzir de forma orgânica sem o uso de agrotóxicos.

Bolsista do projeto Horta da Ufersa