Ufersa e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra celebram Acordo de Cooperação

Internacionalização 13 de fevereiro de 2020. Visualizações: 1232. Última modificação: 13/02/2020 15:33:43

Reitor José de Arimatea de Matos, acompanhado do professor Rafael Cabral, assina Acordo de Cooperação com a Universidade de Coimbra. | Foto: Yuri Rodrigues

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido assina mais um Acordo de Cooperação com instituição internacional de ensino superior. Desta vez, com o Centro de Estudos Sociais – CES da Universidade de Coimbra visando, em conjunto, desenvolverem ações de mútuo interesse. O ato se deu no Gabinete da Reitoria da Ufersa, em Mossoró, na tarde desta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, assinado pelo reitor José de Arimatea de Matos.

A parceria irá viabilizar visitas e intercâmbio de professores, pesquisadores, estudantes de doutoramento e técnicos-administrativos para atividades em pesquisa, ensino, extensão, gestão acadêmica e científica; a constituição de grupos de trabalho, elaboração e desenvolvimento conjunto de projetos e programas; organização de eventos acadêmicos; cursos, consultoria técnica; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, científicas e culturais; e a facilitação do acesso ao acervo bibliográfico e laboratorial.

O Termo de Cooperação terá vigência de 5 anos e a primeira parceria deverá ser do professor Rodrigo Vieira, do Curso de Direito da Ufersa, que iniciará um pós-doutoramento em Coimbra. Ele atuou como articulador do convênio pelo Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGD, iniciativa que marca um importante ponto de partida para a internacionalização do Programa.

Professor Rafael Cabral, coordenador do PPGD, destaca ainda que “esse movimento não se destina apenas às publicações em periódicos internacionais ou intercâmbio de professores e discentes entre as universidades. Nosso foco é estabelecer ações de cooperação que permitam a concretização de investigações conjuntas, com consolidação das redes de pesquisa e fomento de projetos interinstitucionais a serem desenvolvidos entre o PPGD-UFERSA e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra”.

A Ufersa já possui acordos de cooperação internacional vigentes com outras 16 instituições no continente americano, europeu e asiático.

Na página da Assessoria de Relações Internacionais – ARI, confira os acordos vigentes.
Navegue pelo portal do CES da Universidade de Coimbra.
Conheça o Programa de Pós-graduação em Direito da Ufersa.