Com uma média mensal de 900 mudas produzidas, o Setor de Mudas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido tem como meta para 2020 duplicar a produção. O Setor trabalha com o cultivo de mudas nativas e frutíferas. “Essa é a nossa perspectiva em virtude das parcerias que vem sendo firmadas com outras instituições” afirmou o engenheiro agrônomo Giorgio Ribeiro, coordenador do Setor. Atualmente, há parcerias firmadas com as prefeituras de Natal, Mossoró e Grossos.
Nesta quinta-feira, 13, estudantes do curso de Geografia do Campus Caicó, da UFRN, estiveram na Ufersa para conhecer a produção de plantas. Na ocasião, visitaram os viveiros e demais espaços de a produção. “Estamos aqui com o intuito de saber como se processa a produção para num futuro próximo firmar parcerias voltadas para o plantio de árvores em nossa cidade, que a exemplo, de Mossoró, e muito quente”, afirmou Alonso Medeiros de Araújo. A ideia é começar um trabalho de extensão universitária com esse objetivo.
Para o estudante Rodrigo Carlos Vale da Costa Fernandes a licenciatura em Geografia trabalha com a preocupação ambiental. “Decidimos conhecer o Setor de Mudas da Ufersa Mossoró por ser uma cidade com o clima e vegetação semelhante” justificou o estudante. Para Giorgio Mendes a visita dos discentes comprova o reconhecimento que o Setor de Mudas da Ufersa vem conquistado no Estado. “É muito gratificante saber que o nosso trabalho vem sendo referência para outras instituições, principalmente, pela UFRN que é de grande importância no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão” considerou Giorgio, acrescentando que as parcerias institucionais são sempre bem vidas.