Ufersa integra grupo de cooperação com instituto francês para projetos de estruturas de nanosatelites

Internacionalização, Pesquisa 20 de janeiro de 2020. Visualizações: 1071. Última modificação: 20/01/2020 16:53:54

Visão panorâmica do INSA Rouen Normandie. | Foto: Facebook @insaderouen

Um coletivo de professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido integra a equipe do projeto “Research and development of microstrip dielectric antenna and radome for use in smallsats and their launch vehicles“, iniciativa aprovada pelo edital de Cooperação Internacional entre a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP/Ceará e o INSA Rouen Normandie, uma instituição francesa.

O processo seletivo destinado à área de Sistemas Aeroespaciais: Estruturas de NanoSatelites. A iniciativa da Ufersa será desenvolvida ao longo de três anos a partir de uma cooperação com a Universidade Federal, a Universidade Estadual e Instituto Técnico do Ceará (UFC, UECE, IFCE), FUNCAP-CE, CAPES e o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Rouen Normandie (em tradução livre, INSA Rouen Normandie).

A aprovação do projeto fornecerá apoio financeiro à equipe de pesquisadores brasileiros e franceses e envolverá publicação conjunta entre os pesquisadores das instituições envolvidas, financiará pesquisas de pós-doutoramento sanduíche, teses de doutorados sanduíche, dissertações de mestrado e, se possível, patentes, além de missões de intercâmbio entre as instituições, auxiliando na internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Ufersa (PPGEE).

Pela Ufersa, estão envolvidos na conquista o professor visitante Dr. Antônio Sérgio Bezerra Sombra (PPGEE); Dr. Idalmir de Souza Queiroz Júnior; Dr. Humberto Dionísio de Andrade e Philippe Eudeline (INSA ROUEN NORMANDIE).

Legado –

A equipe de pesquisadores projeta o desenvolvimento de novos materiais e dispositivos de comunicação para nanosatélites. Satélites são postos em órbita por veículos lançadores de satélites (VLSs), enormes veículos lançadores capazes de transportar milhares de quilos de carga útil. Nanosatélites usam VLSs menores, usam menores dispositivos de comunicação como antenas, dispositivos semicondutores, circuitos integrados de microondas etc.

Esses novos materiais são pesquisados e desenvolvidos com o intuito de melhorar as características dos dispositivos e miniaturizar os mesmos. Esses dispositivos são importantes para sistemas de telecomunicações por satélite como o Cubesat ou os veículos de lançamento de satélites, filtros para estações base celulares, aplicações em ondas milimétricas, etc. A principal motivação deste trabalho é o desenvolvimento de novos materiais para antenas e radome para aplicações Cubesat ou veículos de lançamento de satélites.

Navegue pelo portal do INSA Rouen Normandie.
Confira o Edital da Cooperação Internacional.
Conheça o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Ufersa.