
Carro “voando” após passar sobre um obstáculo na pista desenvolvida para os testes do carro baja na Ufersa / Foto cedida
A Ufersa foi a grande anfitriã de um encontro de carros baja neste último fim de semana, em Mossoró. O Baja Potiguar, como foi chamado, reuniu as duas equipes da Universidade: Cactus de Mossoró e CARAUBAJA de Caraúbas e também as equipes Car-Kará da UFRN e UFPBaja da UFPB, que vieram pela primeira vez ao encontro. Ao todo, cerca de 60 alunos participaram desse “Baja Potiguar”, que tem o objetivo de integrar as equipes e trocar conhecimento sobre a mecânica dos carros.
Segundo o capitão da equipe Cactus, Gustavo Krause, o encontro também serviu para preparar as quatro equipes para as competições nacional e regional da SAE Brasil. A etapa nacional está prevista para acontecer em março, em São José dos Campos/SP.
Entre as atividades, as equipes realizaram testes nas imediações do Laboratório de Engenharias I e também numa pista no final do Campus Leste. As provas do enduro tinham poeira, lama e alguns obstáculos. Além da integração mecânica, os estudantes das quatro equipes também discutiram problemas que poderão vir a acontecer durante as competições. “A gente vê esse amistoso mais como uma oportunidade de aprender do que de competir em si”, comentou o estudante da equipe Cactus, Modesto Valci Lopes.
BAJAS DA UFERSA – As duas equipes de Baja da Ufersa começaram os trabalhos de 2020 ainda comemorando os resultados e as conquistas do ano anterior. A Cactus e a CARAUBAJA estão otimistas com a nova temporada de competições. No ano passado, a Equipe Cactus foi campeã na etapa regional, ficou em terceiro lugar na etapa nacional e participou pela primeira vez da etapa internacional ficando em sétimo na posição mundial. Foi uma grande conquista para a equipe que só tem dez anos de fundação. Quando a turma do CARAUBAJA, 2020 também conseguiu um grande resultado. A equipe do Campus de Caraúbas voltou para casa com o 5º lugar dentre as 22 equipes que participaram da disputa regional do Baja em Salvador/BA.