Revista científica criada por estudantes de Direito da Ufersa está com edital aberto para publicações

Pesquisa, Processos Seletivos, Publicações 16 de janeiro de 2020. Visualizações: 1684. Última modificação: 20/01/2020 16:46:58

A Revista Estudantil Manus Iuris – REMI, desenvolvida por alunos do curso de Direito da Ufersa, está com chamada aberta para a produção de resenhas e artigos científicos para publicação em seu primeiro volume, previsto para março.

De acordo com o edital, (disponível aqui) a edição atual da Revista está focada no eixo temático: “A importância do ensino, da pesquisa e da extensão nos cursos de graduação em Direito”. Segundo os organizadores, a escolha da temática é uma forma de se discutir, em tempos difíceis na Educação, acerca da indispensabilidade do “tripé” universitário na formação dos juristas e no ensejo das comemorações pelos dez anos de atividade do bacharelado em Direito da Ufersa. Ainda segundo os organizadores da Revista, serão publicados trabalhos, preferencialmente, de discentes de qualquer Instituição de Ensino Superior, sejam de graduação ou pós-graduação de forma a incentivar cada vez mais a autonomia com a ocupação de espaços importantes na academia.

A ideia é que a REMI tenha duas publicações anuais: janeiro/junho e julho/dezembro. O objetivo é promover a diversificação dos enfoques dados aos temas jurídicos, sendo um espaço democrático de debate responsável e empenhado no desenvolvimento da ciência jurídica e na contribuição político-social da pesquisa.

Para chegar a esse objetivo, serão formuladas táticas de estímulo, junto aos professores das disciplinas temáticas da revista, para que estudantes desenvolvam trabalhos ao longo dos semestres que antecedem as edições da revista. Um dos diferenciais do periódico é a criticidade nas abordagens que pretende apresentar, uma vez que a inovação na pesquisa jurídica deve pressupor a pluralidade de pensamentos, existente em espaços tão diversos como as faculdades de Direito. A REMI apresenta-se também como veículo acessível e democrático para construção e compartilhamento de conhecimentos científicos, por meios virtuais, sempre abertos para o grande público.