
Professor Vander Mendonça, coordenador do programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça/Assecom
O Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido juntamente com a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) aprovaram, em conjunto, uma proposta na Chamada Pública de Apoio à Formação de Doutores em áreas Estratégicas (Chamada Nº 01/2019).
A proposta aprovada “Cooperação Técnica-Científica UFRR/UFERSA para o fortalecimento da Pós-graduação em Agronomia da UFRR e avanço de conhecimento para o desenvolvimento sustentável as Amazônia” tem como objetivo o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio do intercâmbio e cooperação entre Programas de Pós-Graduação stricto sensu consolidados e não consolidados, para a formação de recursos humanos na pesquisa científica e tecnológica em áreas estratégicas com a concessão de bolsas de doutorado, de apoio técnico no país e recursos financeiros para custeios das pesquisas.
Nesta proposta, adianta o Pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-graduação da Ufersa, professor Vander Mendonça, a Ufersa entra como Instituição de Destino – já que a mesma possui programa de pós-graduação com conceito 6 ou 7 na avaliação quadrienal 2017 da CAPES que é o caso do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Ufersa. E a Universidade Federal de Roraima entra como Instituição de Origem já que possuem programas de pós-graduação com conceito 4 ou 5 na avaliação quadrienal 2017 da CAPES e que necessitem de apoio para se consolidar.
A proposta foi enviada para o CNPq no início de 2019, pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Roraima, professora Dra. Geyza Alves Pimentel. Para o professor Vander Mendonça, a aprovação desta proposta vai ser muito bom para dar maior visibilidade e consolidar ainda mais o nosso Programa de Pós-graduação em Fitotecnia e mostrar a importância da Ufersa no fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica no cenário nacional. Mais informações sobre a Chamada 01/2019 AQUI.