Startup criada por egresso da Ufersa recebe prêmios e se expande para todo Brasil

Especial 15 anos 3 de janeiro de 2020. Visualizações: 2950. Última modificação: 03/01/2020 16:54:31

Engenheiro Camilo Torquato falando ao microfone durante a premiação do STARTUPON / Foto cedida

Natural de Mossoró, Camilo, 31, já trabalhou no ramo de petróleo e gás antes de partir para o empreendedorismo sustentável / Foto cedida

Camilo (à esquerda) e todos os concluintes da primeira turma de Engenharia de Energia formada pela Ufersa Mossoró / Foto cedida

Atualmente a sustentabilidade tem papel importante e essencial nos negócios e a Ufersa, que em 2020 completa 15 anos de transformação, tem seu grau de importância na formação de alguns dos profissionais que se destacam neste mercado.

Egresso da primeira turma do curso de Engenharia de Energia (atualmente Engenharia Elétrica) da Ufersa em Mossoró, Camilo Torquato conseguiu se firmar no mercado por meio do empreendedorismo sustentável. Após anos trabalhando como Engenheiro de Operações em uma multinacional do ramo do óleo e gás, ele decidiu fundar a startup T&D Sustentável. Criada em 2018, a empresa oferece soluções que promovem a economia de água através de tecnologia própria, sendo destaque inclusive no Rio Grande do Norte.

Atualmente com 50 colaboradores em todo o Brasil, a empresa do egresso da Ufersa ganhou o prêmio de Startup Destaque no Inovativa Brasil, o maior programa de aceleração de startups da América Latina competindo com mais de 700 startups inscritas e 120 aceleradas. A T&D de Camilo faz parte também do programa Startup Macaé, no Rio de Janeiro, que desenvolve negócios inovadores e que serve como hub entre as empresas aceleradas, a universidade e o mercado local. A T&D atua na economia de água a custo zero com o objetivo de preservação ambiental e desenvolvimento social, sendo selecionada entre mais de 500 inscritos para serem uma das 13 startups aceleradas pelo programa.

Entre os serviços prestados pela startup de Camilo destacam-se o Sistema de Economia de Água – SEA, que consiste num pacote completo de gestão de recursos que pode ser adquirido gratuitamente pelo cliente. Cerca de 18 serviços estão contemplados no SEA, entre eles a leitura e monitoramento remoto de consumo com inteligência artificial (Machine Learning), detecção de vazamentos eletronicamente, a implementação de dispositivos, consultoria tarifária de consumo, medição individualizada de água (para condomínios), conscientização ambiental e aproveitamento de água de chuva. A startup está presente hoje em 27 cidades de todo o Brasil com perspectiva de chegar a 40 até o final de 2020.

Natural de Mossoró, Camilo, hoje com 31 anos e residente em Macaé (RJ), não esconde a sua história de egresso da escola pública (ele estudou no Cefet – hoje IFRN) e da universidade pública. “Eu faço questão de citar as minhas origens. A formação que tive na Ufersa não deixa a desejar em nada a formação que tem aqui no Rio de Janeiro e em outros centros do País”, destaca.

Antes de fundar a startup, Camilo passou 8 anos trabalhando numa grande multinacional. “Ganhava bem, viajei muito, mas vi que não tinha mais perspectivas de crescimento na carreira, então resolvi sair”, comentou. Antes de empreender, ele ainda trabalhou como professor no Senai e em outras escolas técnicas de Mossoró.

Camilo Torquato/engenheiro formado pela Ufersa
A história de sucesso e inspiradora do egresso da Ufersa está só começando e os prêmios também. Em um ano e oito meses de atividades, Camilo está vendo empresa se destacar por todo o Brasil. No último dia 13 de dezembro de 2019, a startup participou do STARTUP ON, evento apoiado pela Associação Brasileira de Startups. Foi entregue o prêmio de Startup Destaque e também de Personalidade Empreendedora ao engenheiro mossoroense. “Em todas as premiações eu cito que me formei na Ufersa, em Mossoró, no semiárido brasileiro. Visto essa camisa e defendo a Universidade pública, gratuita e de qualidade”, comentou.

Orientador de Camilo durante a graduação, o professor Idalmir de Souza Júnior, do Centro de Engenharias, comenta orgulhoso o progresso do seu ex-aluno. Segundo Idalmir, Camilo resolveu um problema prático referente à sondas de perfuração de petróleo durante o Trabalho de Conclusão de Curso.

“Desde essa época ele buscava desenvolver soluções que melhorassem a qualidade de vida das pessoas. Como professor me sinto realizado e muito feliz por ter tido a oportunidade de trabalhar com estudantes tão promissores quanto Camilo. Ele, em especial, buscou uma boa formação, foi instrutor em vários cursos, trabalhou em uma multinacional, se aperfeiçoou e conseguiu mostrar, pelo seu trabalho e esforço, sua competência e seu valor. Isso é inspirador, não apenas para seus colegas, mas também para nós professores”, finalizou o docente.