Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Parceira da Ufersa, Orquestra Filarmônica Pauferrense encerra temporada com grande concerto

Apresentação, Arte e Cultura, Extensão 2 de janeiro de 2020. Visualizações: 1048. Última modificação: 02/01/2020 14:07:51

A OFP encerrou o ano de 2019 com um concerto natalino realizado na Igreja Matriz de Pau dos Ferros, na última semana de dezembro / Foto cedida

Com ações pontuais, técnica, articulação, trabalho e força da coletividade, a Orquestra Filarmônica Pauferrense (OFP), que firmou parceria com a Ufersa – Campus Pau dos Ferros, conseguiu implementar um cenário diferente na música, na arte e na cultura da região. Como o único grupo sinfônico do interior do RN, a OFP encerrou o ano de 2019 com um concerto natalino realizado na Igreja Matriz de Pau dos Ferros, na última semana de dezembro. A apresentação se deu graças também ao projeto de extensão e cultura “Ufersa e Orquestra Filarmônica Pauferrense: Música, Cultura e Conhecimento”, coordenado pelo professor Cláwsio Rogério Cruz de Sousa.

No momento o projeto está com questionários para entender o perfil socioeconômico e o entendimento sobre a música da comunidade do bairro São Geraldo, localizado vizinho ao campus da Ufersa em Pau dos Ferros. Depois, serão ofertados cursos a comunidade interna e a comunidade externa, incluindo o bairro do Alto de São Geraldo que será a comunidade contemplada inicialmente. O objetivo é realizar a oferta de cursos de teoria musical, flauta doce e violão.

Em 2019, a Orquestra realizou cinco concertos oficiais, cada um deles apreciado por um público que foi se apaixonando pelas apresentações / Foto cedida

O trabalho da Orquestra forma crianças e jovens como musicistas de instrumentos filarmônicos de sopros e cordas e oferece música de qualidade a partir das apresentações / Foto cedida

OFP e sua agenda de concertos

Durante 2019, a Orquestra realizou cinco concertos oficiais, cada um deles apreciado por um público que foi se apaixonando pelas apresentações e, com isso, levando cada vez mais pessoas aos espetáculos. Os cinco concertos foram pensados cuidadosamente no início de 2019 e o Concerto Natalino começa a se estabelecer como tradição do final de ano em Pau dos Ferros.

Em 2019, a OFP realizou o Concerto Novo Mundo – basicamente apresentando esse novo mundo musical que surge no Alto-Oeste; o Concerto Ode ao Nordeste – uma espécie de concerto para o período junino com foco na música de Luiz Gonzaga; Clássicos de Cinema que explorou clássicos de filmes e foi realizado no auditório do Campus da Ufersa; Especial Solistas – com grandes músicos da OFP e convidados nacionais e internacionais; e, finalmente, o Concerto Natalino na Igreja Matriz em Pau dos Ferros, já na sua segunda edição.

Entre as diferentes conquistas da orquestra em 2019 destacam-se a consolidação da parceria com os campi da Ufersa e da UERN em Pau dos Ferros e também o reconhecimento da Orquestra como patrimônio imaterial da cultura pauferrense por Lei da Câmara Municipal e promulgada pelo prefeito de Pau dos Ferros.

O projeto da Sociedade Filarmônica Pauferrense Antonio de Holanda Cavalcanti (SFP), responsável pela OFP, promoveu ainda, no ano de 2019, cursos, palestras, viagens – nacionais e internacionais (firmada parceria com a Federação Internacional de Orquestras Jovens – Eurochestries), realização de Master Classes formativos em Pau dos Ferros, com artistas regionais, nacionais e internacionais. Além de parceiros institucionais, a SFP e OFP também acentuaram as harmonias musicais durante o ano. A OFP incluiu em suas apresentações, os artistas locais, valorizando e trazendo a marca regional.

A continuidade, a ampliação e o fortalecimento das ações da SFP precisam de apoio comunitário, empresarial, político e artístico. “Um projeto musical dessa natureza requer muito investimento e a SFP já começou a receber esse apoio de algumas empresas parceiras. Hoje, já dão suporte ao projeto as empresas Brisanet e a Padaria Modelo. Soma-se a esses o apoio importante de toda a imprensa local e regional”, comentou o professor Clawsio.

Segundo Clawsio, toda essa trajetória de 2019 visou fazer com que a população de Pau dos Ferros e região se orgulhasse de ter a única Orquestra Filarmônica do interior do Rio Grande do Norte. O trabalho forma crianças e jovens como musicistas de instrumentos filarmônicos de sopros e cordas e oferece música de qualidade a partir das apresentações desse projeto cultural.

A Orquestra foi reconhecida como patrimônio imaterial da cultura pauferrense por Lei da Câmara Municipal / Foto cedida