Projeto Mentoring Ufersa recebe reconhecimento nacional e expande atuação em 2020

Estudante 27 de dezembro de 2019. Visualizações: 1913. Última modificação: 27/12/2019 13:46:44

O projeto de ensino “Mentoring Ufersa – o mentoring como estratégia de desenvolvimento, integração e suporte ao aluno” foi uma das quatro iniciativas do Nordeste a receber certificação e reconhecimento na categoria “Boas Práticas de Inovação e Gestão dos Cursos de Graduação” durante o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação – Forgrad, que aconteceu em novembro na cidade de Florianópolis/SC.

O Mentoring Ufersa atua na entrada do estudante na universidade, intentando acolher e dar maior suporte ao ingressante, além de se estabelecer como uma plataforma de sociabilidade, criação de vínculos e segurança. O projeto surge – articulando e horizontalizando relações, saberes e atuação de Professores (Tutores), estudantes veteranos (Mentores) e estudantes ingressantes (Mentees) – com os objetivos de promover: adaptação e integração do estudante ingressante ao ambiente universitário; a troca de experiências entre ingressantes, veteranos e professores; saúde mental, bem-estar e felicidade; diminuição de evasão e retenção dos estudantes; o desenvolvimento pessoal de todos os envolvidos. São seis encontros semestrais, mediados por mentores e tutores, com duração de duas horas e dividido em três momentos principais. Tais encontros são previamente planejados e preparados.

Todos os envolvidos passam por capacitações sistemáticas, com vistas a supri-los da propriedade necessária para trabalhar com os temas elencados no semestre. Atualmente, o projeto, que é vinculado à Pró-Reitoria de Graduação – Prograd, está implementado em quatro cursos: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Biotecnologia, Ecologia e Medicina, envolvendo e contando, para sua execução, com cerca de 40 pessoas, entre professores e discentes. Segundo os professores Lázaro Souza e Taciano Amaral, coordenadores do projeto, o Mentoring já atendeu mais de 350 discentes, dos quatro cursos elencados, e segue um processo de expansão e institucionalização. Para o semestre 2020.1, a expectativa é que o projeto seja iniciado em mais três cursos, totalizando sete cursos contemplados no âmbito da Instituição.

Segundo o pró-reitor de Graduação, professor Rodrigo Codes, o Mentoring é mais uma ação de ensino que auxilia a mitigar as taxas de evasão e retenção e, consequentemente, terá reflexo positivo na taxa de sucesso da graduação. A Prograd abraçou a proposta desde o seu início e tem a intenção de expandir e atingir cada vez mais discentes, já que o foco são os ingressantes e os números mostram que a maior evasão acontece principalmente no primeiro ano de curso.

Nesse diapasão, a ideia é continuar levando ações efetivas de mentoria e suporte para todos os cursos da Ufersa. Para atingir seus objetivos, o Mentoring trabalha temas como: “integração e adaptação ao ambiente acadêmico”; “planejamento e organização do tempo para os estudos”; “autoconhecimento e inteligência emocional; “proatividade e foco”; “habilidades de comunicação e oratória”, dentre outros, e tem buscado ajudar estudantes ingressantes a superarem inseguranças e dificuldades, a se sentirem integrados e pertencentes à comunidade acadêmica, com o suporte e apoio de estudantes veteranos e professores que integram o projeto.

Logo do Projeto Mentoring Ufersa.
Atividades do ProjetoMentoring Ufersa. | Foto: Cedida
Atividades do Projeto Mentoring Ufersa. | Foto: Cedida