Ufersa participa de projeto de reforma do maior hospital público do interior do RN

Infraestrutura 22 de dezembro de 2019. Visualizações: 1355. Última modificação: 22/12/2019 11:59:33

Autoridades e instituições unidas para a melhoria do Hospital Tarcísio Maia de Mossoró / Foto Assecom Ufersa

A Ufersa será uma das instituições que irá acompanhar o serviço de reforma do maior hospital público do interior do Rio Grande do Norte. A Universidade foi convidada pelo senador Styvenson Valentim que vai destinar mais de R$ 16 milhões em emendas para a reforma e melhorias da unidade hospital.

Na última semana, o senador esteve em Mossoró e participou de uma reunião no próprio hospital com a presença do reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, e com o Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia. O encontro também foi acompanhado por representantes do CRM – Conselho Regional de Medicina e da OAB, além da direção do Hospital.

Pelo que foi discutido, a Ufersa vai entrar nessa parceria elaborando projetos complementares, fazendo levantamento e descrições das necessidades dos ambientes / Foto Assecom Ufersa

Pelo que foi discutido, a Ufersa vai entrar nessa parceria elaborando projetos complementares, fazendo levantamento e descrições das necessidades dos ambientes, materiais, cotações e também vai auxiliar na fiscalização da obra. A participação da Universidade se dará por meio dos seus Engenheiros Civis da Superintendência de Infraestrutura – SIN. No encontro, estavam presentes dois engenheiros da Ufersa, Francisco Solano Neto e também o Superintendente da SIN, Cleiton Kleber Dantas.

Segundo o reitor Arimatea, uma equipe da Universidade já esteve presente no Hospital Tarcísio Maia, fez reuniões e os primeiros levantamentos do prédio que apresenta inúmeros problemas desde o telhado, até a parte de drenagem em alguns pontos.

O Secretário Cipriano Maia esclareceu que o Tarcísio Maia tem mais de 30 anos de fundação e é um hospital que tem a missão de atender os casos de alta complexidade, mas na prática a unidade atende casos da média e da baixa complexidade também, o que sobrecarrega o serviço. O secretário explicou todas as deficiências e a burocracia que trava a saúde pública no Rio Grande do Norte. Para a reforma do Tarcísio Maia, a secretaria vai elaborar o projeto arquitetônico final com profissionais da própria pasta. Cipriano se mostrou aberto ao serviço e colocou a SESAP a disposição para cumprir todos os prazos e atender as normas que regem a saúde.

O senador Styvenson Valentim ouviu os relatos de erros e desperdícios que o Hospital Tarcísio Maia já enfrentou no passado e cobrou providências. Ele pediu agilidade na reforma e disse que vai acompanhar e estar presente na execução do serviço. “Quero que façamos o melhor hospital. A minha preocupação é que não haja paralisação e que o serviço seja de qualidade. Espero que a coisa aconteça e de forma rápida”, esclareceu o senador.

O reitor Arimatea reforçou que a Ufersa está a disposição para colaborar nessa grande reforma. “Fomos convidados e aceitamos a missão de colaborar com o maior hospital público da região. Queremos ajudar na reforma com os nossos engenheiros e futuramente com os profissionais médicos que sairão formados da nossa Ufersa”, explicou o reitor.

Entre os encaminhamentos, ficou marcado um novo encontro para o próximo dia 10 de janeiro com o objetivo de traçar todo um cronograma de atividades para o serviço.