Em alusão ao Dia Nacional do Engenheiro de Pesca, celebrado em 14 de dezembro por força da Lei n° 12.820, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido promove nesta quarta-feira, dia 18, a primeira jornada em comemoração à data, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS.
O dia foi escolhido em homenagem à colação de grau da primeira turma de Engenharia de Pesca no Brasil, ocorrida em 1974 pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Existem mais de 25 cursos de Engenharia de Pesca em todas as regiões do País.
O exercício da profissão é regulamentado pela Lei n° 5.194/66. O Engenheiro de Pesca desempenha atividades relacionadas ao aproveitamento dos recursos naturais aquícolas, seja para o cultivo de organismos aquáticos (peixes, crustáceos, moluscos e até algas), quanto na captura e beneficiamento de pescado.
No cultivo atua em projeto como dimensionamento de fazendas, acompanhamento da produção, seja dos aspectos ligados a reprodução dos organismos aquáticos, fases de engorda, nutrição ou melhoramento genético. No extrativismo, o profissional é capaz de detectar áreas propicias para pesca, utilizando dados oriundos de satélites e sondas hidroacústicas.
O profissional também poderá atuar na captura mais seletiva e sustentável. A dinâmica das populações pesqueiras é outra atividade que também pode ser estudada pelo Engenheiro de Pesca, buscando entender melhor as espécies e seu ciclo de vida e assim fornecer base para as datas de defeso, por exemplo. No beneficiamento do pescado, atua desenvolvimento de técnicas que melhorem este processo, desde a recepção, evisceração, conservação dos produtos e até mesmo na elaboração de novos produtos à base de pescado.