Ufersa comemora Dia Mundial do Solo

Extensão 5 de dezembro de 2019. Visualizações: 1312. Última modificação: 06/12/2019 07:50:25

Os estudantes da Escola Francisca Martins visitaram o Museu do Solo e tiveram oportunidade de conhecer e manusear vários tipos de solo/Foto: Luiz Vinycios

Para a alertar as pessoas e valorizar a importância do solo, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido desenvolve nesta quinta-feira, 5, programação alusiva ao Dia Mundial de do Solo, comemorado em 5 de dezembro. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) com o objetivo de advertir a população para a degradação dos solos a nível mundial. “A importância principal é de sensibilização sobre a importância da conservação do solo para que as pessoas entendam os principais serviços ambientais que o solo fornece” informou a professora Carolina Malala, responsável pela comemoração. A ação da Ufersa consta no mapa de eventos da FAO, sendo a única do RN com atividade alusiva a data: Ufersa celebrates “Worl Soil Day”: http://www.fao.org/world-soil-day/worldwide-events/en/

Profa. Carolina Malala/Organizadora do Dia Mundial do Solo na Ufersa/Foto: Luiz Vinycios

A programação é extensão e vai prosseguir durante todo o dia com visitas ao Museu do Solo, apresentação de trabalhos científicos, exibição de vídeos, experimentos com simulador de erosões, entre outras atividades. “Vamos ter ainda um momento para explanar os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável uma vez que não temos como falar de conservação do solo sem abordar conservação da água e do meio ambiente de uma forma geral” pontuou a professora.

Doutora em solos, Carolina Malala explica que são muitos os serviços ambientais advindos do solo. Daí, a importância para que desde cedo se valorize o solo considerando a sua relevância no contexto da vida das pessoas. “Do solo vem à alimentação, construímos a moradia, o equilíbrio ambiental, enfim, são muitos os serviços, inclusive, os registros históricos de civilizações passadas estão no solo” relatou. Ainda segundo a professora, o próprio aquecimento global sofre influência do solo pelo fato de fixar carbono contribuindo desta forma para amenizar o efeito estufa.

Para Gabriel Nunes, do curso de Agronomia, a iniciativa serve para despertar nos estudantes da Ufersa o vasto campo de pesquisa que a área de solos fornece. “O solo não é apenas o chão como dizemos popularmente, mas um sistema vivo que serve de base para todas as áreas do desenvolvimento humano” opinou ratificando a importância do solo para o meio ambiente. As disciplinas que abordam solos são oferecidas para graduandos de Agronomia, Engenharia Florestal, Ecologia, Zootecnia e, Engenharia Agrícola e Ambiental.

Simulador de Erosão/Foto: Luiz Vinycios

A ação do Dia Mundial do Solo na Ufersa serviu para que os estudantes possam compreender questões complexas de forma mais simples. “Estamos recebendo as crianças da Escola Francisca Martins de Sousa para que de forma mais suave, descontraídas, mais dialógica e menos técnica, elas possam entender a importância da conservação do solo” afirmou a professora Carolina Malala.

No Museu do Solo as crianças tiveram oportunidade de exercitar atividades lúdicas e recreativas como pintura feita a partir de tintas produzidas com solo, observar os vários tipos de solos existentes da região oeste, conhecer alguns tipos de rochas e assistir vídeos voltados para a temática. Além de aprender como ocorre o processo de erosão do solo por meio de um simulador.

Para a diretora da escola, Vanusa Linhares, a visita vem somar com os conteúdos ministrados em sala de aula. “Nada como presenciar a realidade dos solos para fixar ainda mais o aprendizado, trata-se de uma experiência riquíssima que vem a culminar com o aprendizado” opinou. Para a diretora a parceria com a Universidade tem sido um grande diferencial no cotidiano escolar da Francisca Martins de Sousa.

Vanusa Linhares/Dir. da Escola Francisca Martins
Gabriel Nunes, estudante de Agronomia