Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Estudantes de Engenharia de Pesca visitam instalações da UFC

Ensino 4 de dezembro de 2019. Visualizações: 1800. Última modificação: 04/12/2019 10:00:31

Barco Argo foi construído para atender pesquisas desenvolvidas com recursos marinhos sendo ponto de apoio para Labomar e local de treinamento dos estudantes da UFC/Foto: Cedida

Os estudantes do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Na visita, os 27 alunos do primeiro, segundo e terceiro períodos conheceram o Barco Argo Equatorial, ancorado no Cais Pesqueiro do Mucuripe e, o Centro de Estudos em Aquicultura Costeira (Ceac), localizado em Aquiraz.

O Argo Equatorial, que está sob a responsabilidade do Instituto de Ciências do Mar da UFC, foi construído em 2015 especificamente para atender pesquisas desenvolvidas com recursos marinhos, e hoje serve como um ponto de apoio não só para as pesquisas desenvolvidas no Instituto de Ciências do Mar (Labomar), sendo também local de treinamento de alunos dos cursos de Oceanografia, Engenharia de Pesca, Ciências Ambiental, Ciências Biológicas, Geologia, entre outros.

Visita estimula os discentes Engenharia de Pesca conhecer potencial da área no que se refere a pesquisas/Foto: Cedida

O barco possui 23 metros, com estrutura para comportar 16 pessoas entre tripulantes e pesquisadores. “É uma embarcação totalmente projetada para coletas de organismos, amostragens físico-químicas e oceanográficas. Possui equipamentos de navegação que os estudantes tiveram oportunidade de manipular, entre eles carta náutica, livros de bordo, navegador GPS e equipamentos de pesquisa” explicou a professora Inês Martins, responsável pela visita.

Já o Ceac é uma estação avançada de pesquisa do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará, que nasceu como resultado de uma parceria público-privada entre a UFC, a Fundação Alphaville, a Prefeitura Municipal do Eusébio e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Localizado na praia do Porto das Dunas, situado às margens do estuário do Rio Pacoti, município do Eusébio, o Ceac abrange uma área de 4,4 hectares.

“Devido a sua localização, bioensaios em aquicultura marinha e estuarina, além de estudos de campo que visam ao manejo e à preservação dos recursos costeiros, são conduzidos dentro de um ambiente mais próximo da realidade do ecossistema costeiro nordestino” ressalta a professora Inês acrescentando que o Ceac atende pesquisas de professores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação, principalmente do curso de Engenharia de Pesca. Na oportunidade os estudantes de Pesca da Ufersa visitaram o Laboratório de Alimentação e Nutrição de Organismos Aquáticos (Lanoa) e o Programa de Educação Ambiental Marinha (Peam).

O Lanoa é um laboratório que desenvolve pesquisa principalmente para melhoria de ração utilizada na alimentação de camarão, tendo como principais parceiros empresas privadas do ramo da aqüicultura, que realizam projetos financiados através de uma Fundação que atua no serviço público. A verba dispensada é revestida para estruturar laboratório com equipamentos de alta tecnologia.

O Peam possui uma sala de Exposição com mini museu e orienta uma Trilha Ecológica pelo estuário do Rio Pacoti. Nessa trilha, os alunos puderam observar um pouco da vegetação de tabuleiro e da vegetação de manguezal, além da fauna presente nessa região. “A visita é para estimular os discentes mostrando o potencial da área no que se refere ao desenvolvimento de pesquisas e treinamentos voltados para um recurso pesqueiro marinho” afirmou a professora Inês Martins.