Professor surdo ministra primeira palestra em Libras da Ufersa

Inclusão 28 de novembro de 2019. Visualizações: 1605. Última modificação: 28/11/2019 16:38:37

Professor João Batista profere a primeira palestra em Libras com tradução simultânea da Ufersa durante programação do V SEADIS | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom Ufersa

O Seminário de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social – SEADIS é um dos maiores eventos de inclusão e diversidade do semiárido e, nesta quinta edição, ele ficou ainda maior em importância com a palestra do professor João Batista Neves Ferreira, a primeira a ser proferida na Universidade integralmente em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, com tradução simultânea do professor Francisco Ebson Gomes Sousa. Ambos são docentes da Ufersa, lotados no curso de Licenciatura em Letras Libras do Campus Caraúbas.

O professor João Batista compartilhou sua trajetória pessoal e profissional relembrando o desafio de ingressar nos primeiros anos da escola, quando muitas instituições não queriam recebê-lo, ou, quando conseguia se matricular, detinham pouca ou nenhuma estrutura de convivência com os surdos. “Contei com a colaboração de professores que se dedicavam a mim”, disse.

Os caminhos foram se abrindo na medida em que os desafios enfrentados em cada fase da formação escolar iam sendo driblados. E eles começaram muito cedo, ainda em casa quando a família mantinha comunicação por sinais caseiros (algo próximo às mimicas) e à leitura labial. Depois vieram as barreiras para manter as relações sociais em ambientes de estranhamento à comunidade surda.

O encontro com sua identidade de sujeito surdo acontece, de fato, segundo o professor João Batista, ao conhecer e ingressar em uma escola vocacionada à educação inclusiva de surdo, em Campina Grande, Paraíba. Concluído o ensino básico, seguiu a trajetória acadêmica à qual se dedica com afinco à formação para o ensino bilíngue. Concluiu a graduação em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina e seguiu para especialização na Unidade de Ensino Superior do Sertão da Bahia – UESSBA.

É no mestrado que os caminhos do professor João Batista e da Ufersa se cruzam, quando conclui o Programa de Pós-graduação em Ensino – POSENSINO em parceria com a UERN e o IFRN, e, posteriormente, retorna à instituição para a docência. Na palestra, o professor João Batista frisou os desafios, mas também permeou sua fala com orientações e sugestões de como aproximar o ensino em sala dos sujeitos surdos.

Seu percurso de desafios, mas também exitoso, confunde-se com inúmeras conquistas da comunidade ao longo do tempo, boa parte delas advindas de leis e regulamentações, como, por exemplo, a Lei 10.436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e a Lei 12.319, que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete. Outras iniciativas deram visibilidade e fomentaram políticas públicas de inclusão, a citar o Plano Nacional da Educação – PNE e a promulgação do Dia do Surdo, anualmente lembrado em 26 de setembro.

O professor João Batista concluiu a palestra ponderando a importância da linguagem para o processo de formação e socialização, ressaltando que Libras é a primeira língua dos alunos surdos. “Refletir sobre a formação dos futuros professores de Letras Libras é uma iniciativa importantíssima, pois é também a garantia de acesso a mais alunos surdos na Educação”.

Sobre o evento – A palestra foi antecedida pela apresentação da cantora Fernanda Azevedo, de Areia Branca, interpretando, entre outras músicas, a canção “Sem limites para te amar”, composição do servidor Eurico Pedrosa. Com o tema “A perspectiva colaborativa e as novas práticas de Inclusão”, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido promoveu o V Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social – V SEADIS no período de 27 e 28 de novembro. O evento reuniu pesquisadores, estudantes da graduação e pós-graduação, professores da rede de educação básica dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte em discussões que abordam a inclusão da pessoa com deficiência nos espaços da educação formal.

Relembre a programação da V SEADIS.
Conheça o curso de Letras Libras da Ufersa.

Professor João Batista profere a primeira palestra em Libras com tradução simultânea da Ufersa durante programação da V SEADIS | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom Ufersa
Abertura solene da programação do segundo dia da V SEADIS | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom Ufersa
A cantora Fernanda Azevedo apresenta momento cultural da V SEADIS | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom Ufersa