Campanha aproveita o clima natalino para preservação ambiental

Ensino 28 de novembro de 2019. Visualizações: 1007. Última modificação: 28/11/2019 10:52:41

Decoração foi confeccionada com 1.500 copos já utilizados nas refeições no RU, no Campus Sede, em Mossoró/Foto: Eduardo Mendonça

Aproveitando o período natalino que se aproxima, os estudantes do quinto período do curso de Ecologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido realizam uma campanha que alerta a comunidade acadêmica sobre a preservação do meio ambiente. A ideia é diminuir o uso de copos descartáveis no âmbito da Universidade, principalmente, no restaurante universitário.

Com o slogan “Adote uma caneca reutilizável e traga para Ufersa”, a campanha consiste numa decoração natalina utilizando copos descartáveis usados, além da confecção de cartazes contendo informações científicas sobre a produção, o acúmulo e a poluição ambiental, ocasionadas pela utilização de materiais plásticos. Os estudantes são da disciplina Biologia da Conservação, ministrada pelo professor Vitor Lunardi.

Estudantes cursam a disciplina Biologia da Conservação/Foto: Eduardo Mendonça

“O intuito é mostrar os prejuízos carretados pelos copos descartáveis com a degradação ambiental, além de alertar para o gasto da Universidade com a compra desse material” afirmou a estudante Eliana Patrícia da Silva Alves, uma das acadêmicas envolvidas na ação.

A decoração foi confeccionada com 1.500 copos já utilizados nas refeições no RU, sendo este o número médio de copos descartáveis utilizados no RU por dia, no Campus Sede, em Mossoró. A decoração foi uma forma encontrada pelos estudantes de ecologia para dimensionar o impacto diário dos usuários do RU no uso dos plásticos descartáveis – o que poderia ser reduzido se todos adotassem uma caneca/copo reutilizável.  “Nos quatro campi da Ufersa, só nos restaurantes, são utilizados diariamente quase 4 mil copos descartáveis” pontuou Eliana Patrícia. O Brasil ocupa a quarta posição no mundo na geração de lixo plástico, sendo que apenas 1,28% são reciclados. “Vamos adotar uma caneca” aconselha a estudante.

Ecologia e meio ambiente
Estudantes de Ecologia da Ufersa