Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Seminário de Formação Continuada discute Diversidade e Inclusão na Educação

Inclusão 22 de novembro de 2019. Visualizações: 785. Última modificação: 22/11/2019 15:09:17

O Seminário de Formação Continuada da Universidade Federal Rural do Semi-Árido trouxe debates relacionados à diversidade e inclusão na Educação. A abertura do evento contou com uma apresentação de dança do Fórum de Mulheres com Deficiência e, em seguida, o grupo de teatro Cia Baobá, formado por estudantes da Ufersa, fez uma apresentação teatral sobre educação, reiterando a importância da figura do educador Paulo Freire.

A palestra Professoras Negras na Ciência se propôs a discutir o papel e o lugar de professores negros em todos os âmbitos da educação, desde o ensino base até a formação acadêmica e na pesquisa científica. A Professora Dra. Irene Alves de Paiva, que ministrou a palestra, usou sua própria trajetória como pesquisadora para ilustrar a realidade de pessoas negras no processo educacional, com ênfase na universidade, na qual apenas 53% da população negra consegue chegar. A estimativa indica um aumento no acesso à educação e à ciência, mas ainda assim apenas 2 a cada 10 professores universitários são negros, como ilustra a professora.

A professora doutora em Educação pela USP afirma que a luta é para que a universidade seja um espaço plural, onde se produz ciência de qualidade independente das diferenças, para que o acesso ao conhecimento científico seja mais democrático. “A nossa luta é, sobretudo para que um dia não precisemos ficar discutindo o lugar do negro na ciência. Para que pessoas negras possam escolher o curso que quer fazer, e não o que lhe resta”, proferiu, ao apontar a disparidade de cursos em que pessoas negras conseguem chegar em relação a outros que são majoritariamente ocupados por brancos.

Já a mesa redonda Formação de Professores Para a Educação Inclusiva, Realidades e Perspectivas se dispôs a tratar dos desafios e paradigmas existentes no acesso a uma educação mais inclusiva. A mesa contou com a presença da Professora Francisca Josilene Lacerda, especialista em Mídias na Educação. Além disso, a Professora Doutora em Educação e Especialista em Psicopedagogia Alessandra Mendes Soares também compôs a mesa. O Professor Mestre em Ensino, João Batista Neves Ferreira, que fez sua apresentação em Libras, completou a mesa. Ele destacou a importância de conhecer a diversidade dos alunos com deficiência, conhecer a inclusão e a partir disso se ater a práticas educacionais que contribuam para a aprendizagem desses alunos.

A evento ocorre de 21 a 23 de novembro, no Auditório Amâncio Ramalho, no Campus Sede em Mossoró. Simultaneamente ao Seminário também acontecem o II Encontro de Licenciaturas EaD, o I Congresso de Licenciaturas do Oeste Potiguar e o Seminário Institucional do PIBID/Residência Pedagógica. Cerca de 500 participantes devem passar pelo evento, entre estudantes de ensino presencial e à distância, professores da educação básica e professores da Ufersa.