Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Seminário de Formação Continuada é aberto na Ufersa

EAD, Ensino 21 de novembro de 2019. Visualizações: 1405. Última modificação: 21/11/2019 15:08:10

Nos quatro eventos, a Ufersa oferece uma programação diversificada no contexto de uma proposta de inovação do ensino/Foto: Luis Vinícius

Até o próximo sábado, 23, cerca de 500 estudantes participam do II Seminário de Formação Continuada da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A abertura foi hoje de manhã, 21, no Auditório Amâncio Ramalho, no Campus Sede em Mossoró. Simultaneamente ao Seminário também acontecem o II Encontro de Licenciaturas EaD, o I Congresso de Licenciaturas do Oeste Potiguar e o Seminário Institucional do PIBID/Residência Pedagógica. “Na questão da formação de professores, eventos dessa natureza fortalecem a educação básica e os cursos de licenciatura” considerou o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea, ao abrir o Seminário de Formação Continuada.

Professor Francisco Souto, coordenador do Seminário de Formação Continuada/Foto: Passos Júnior

Durante os quatro dias serão ministradas palestras, oficinas e minicursos com temáticas voltadas para a formação de professores. “Temos hoje 2,5 milhões de professores que são responsáveis pelos indicadores positivos conquistados nas últimas décadas na educação brasileira” pontuou o coordenador do Seminário, professor Francisco Souto.

Segundo Souto a taxa de analfabetismo caiu de 20 para 2,5%; as matrículas chegaram a 97% entre as crianças de 6 a 14 anos; mais de 11 milhões de jovens e adultos foram alfabetizados e o acesso ao ensino superior cresceu significativamente. “O PIBID e o Programa de Residência Pedagógica têm alcançados resultados promissores na reaproximação entre os futuros docentes e a escola pública” pontuou.

Para o pró-reitor de graduação da Ufersa, professor Rodrigo Codes, a Universidade uniu forças para sediar os quatro eventos com uma programação diversificada dentro do contexto de uma proposta de inovação do ensino. Ao dar boas-vindas aos participantes, a coordenadora do PIBID e professora da Ufersa Caraúbas, Maria Ghisleny de Paiva Brasil, ressaltou a importância da valorização do professor. “Reafirmamos a nossa crença ao resgatarmos o papel das instituições formadoras para propiciar mudanças capazes de construir novas possibilidades para uma educação transformadora, dinâmica, criativa e que propicie aos professores na graduação e pós-graduação, recriar e disseminar novos saberes” afirmou.

Na ocasião, a professora também ressaltou a importância do PIBID, que nos últimos 12 anos têm contribuído de forma efetiva para a formação inicial de licenciados em todo o país. “O Programa oportuniza o estudante a conhecer/viver o cotidiano da sala de aula ao logo da graduação, o que possibilita o estabelecimento da relação teoria-prática” considerou Maria Ghisleny. Confira AQUI a programação na íntegra.