Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Docente da Ufersa atua como professor visitante nas universidades de Roma Tre e Niccolò Cusano

Internacionalização, Pesquisa 19 de novembro de 2019. Visualizações: 1148. Última modificação: 19/11/2019 16:44:03

A ideia é ir além de uma cooperação de projetos mais também criar um modelo que permita a dupla diplomação dos alunos brasileiros e italianos/Foto: Cedida

O docente Breno Barros Telles do Carmo, do Centro de Engenharias, atuou como professor visitante na Università Roma Tre e na Università Niccolò Cusano no período de 11 a 15 de novembro. O pesquisador foi convidado pelas professoras Maria Claudia Lucchetti (Dipartimento di Economia Aziendale da Università Roma Tre) e Gabriella Arcese (Faculdade di Economia da Università Niccolò Cusano), com as quais realiza pesquisas.
Dentre as atividades desempenhadas, o docente ministrou aulas na disciplina “Circular Economy and Sustainability Management” da pós-graduação, teve reuniões de orientação com alunos de mestrado e doutorado e com as gestões das universidades para o estabelecimento de um termo de cooperação entre a Ufersa e as instituições italianas.

O professor Breno destaca que a ideia é ir além de uma cooperação para a realização de projetos. “Vamos trabalhar para criar um modelo que permita a dupla diplomação dos alunos brasileiros e italianos. As duas instituições italianas demonstraram interesse nessa parceria, entretanto, ainda estamos em fase inicial de negociação”.

A parceria do professor Breno com estas instituições já possui resultados por meio de artigos conjuntos e trabalho na revisão das diretrizes da UNEP para avaliação social do ciclo de vida, documento que envolve pesquisadores de vários países. O documento está previsto para ser publicado em 2020.

Atuando como docente dos cursos de mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS) e Cognições, Tecnologia e Instituições (PPGCTI), o professor destaca a importância destas ações para o desenvolvimento dos cursos de pós-graduação da Ufersa. “Estas parcerias internacionais são importantes para o crescimento dos cursos de pós-graduação na Ufersa, dado que a internacionalização é um critério de avaliação da Capes”.