Assembleia Universitária celebra 52 anos da Esam/Ufersa com homenagens aos servidores

Gestão, Reconhecimento, Responsabilidade Social, Servidor 19 de novembro de 2019. Visualizações: 1914. Última modificação: 19/11/2019 15:24:30

Em homenagem aos 52 anos de história da Esam/Ufersa, acontece no próximo dia 17 de dezembro mais uma edição da Assembleia Universitária, às 19h30, no Auditório Amâncio Ramalho, sediado no Prédio da Reitoria, Lado Leste do Campus Sede, em Mossoró.

Na ocasião, serão conferidas honrarias a profissionais que se destacaram pela sua trajetória dedicada à Universidade, conforme nomes sugeridos para apreciação e outorga do Conselho Universitário – Consuni. O diploma de Mérito Administrativo será entregue aos servidores Márdem José Matos Herculano, José Espínola Sobrinho e Jansen Câmara Bezerra (in memoriam). Já o professor Francisco Praxedes de Aquino será agraciado com a Medalha Professor Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia.

Na mesma noite, também serão entregues as medalhas aos Servidores Destaques 2019, cuja votação foi lançada em outubro, durante a programação em alusão ao Dia do Servidor, e segue em curso pelo SIGRH pelo módulo Processo Votação. A solenidade comemora o aniversário da Instituição, criada em 1967 como Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM e, em 2005, transformada em Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Reprodução do Decreto 003/67, da Prefeitura Municipal de Mossoró, que cria a ESAM. | Imagem ilustrativa com reprodução do Acervo Ufersa.

HISTÓRIA – Criada oficialmente em abril de 1967, a ESAM foi inaugurada no dia 22 de dezembro do mesmo ano. Dois anos depois passa a incorporar a Rede Federal de Ensino Superior na condição de autarquia em regime especial. O curso de Agronomia foi o primeiro autorizado a funcionar, com o primeiro vestibular sendo realizado em 1968 e, em seguida, Medicina Veterinária, criado em 1994.

Em abril de 1967, a Prefeitura Municipal de Mossoró publicara o Decreto assinado pelo então prefeito Raimundo Soares de Souza criando a Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM. O ato é resultado de uma parceria com o Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário – INDA, à época, presidido pelo mossoroense Dix-huit Rosado Maia.

Trinta e oito anos depois, em agosto de 2005, a ESAM é transformada em Universidade Federal Rural do Semi-Árido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, hoje, consolida-se como uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil. São mais de 40 cursos de graduação – presencial e à distância – distribuídos em Mossoró (Campus Sede), Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.