Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Alunos das primeiras turmas de Agronomia da ESAM se reúnem na Ufersa

Apresentação 18 de novembro de 2019. Visualizações: 3520. Última modificação: 18/11/2019 14:25:53

O plantio da árvore. Momento simbólico do reencontro das primeiras turmas de Agronomia da ESAM / Foto Assecom Ufersa

O final de semana foi marcado por um grande reencontro de alunos que fizeram parte das quatro primeiras turmas de Agronomia da então Escola Superior de Agricultura de Mossoró, a ESAM. Os concluintes de 1971, 1972, 1973 e 1974 participaram de uma grande confraternização organizada pelas próprias turmas.

Na Ufersa, a programação aconteceu no sábado, dia 16, com a realização de uma missa celebrada na própria Capela do Campus e com o plantio de uma árvore para simbolizar o reencontro. As turmas também recuperaram as placas de formatura e aproveitaram para fixar uma outra na entrada do Prédio Central no Campus Oeste.

“A ESAM nos juntou, nos formou e agora nos agrupou para festejarmos o dom da vida e reafirmarmos laços de fraternidade”, menciona a placa que foi descerrada pelo reitor, o professor José de Arimatea de Matos, e pelo pró-reitor de extensão, o professor Rodrigo Sérgio.

Depois do ato formal, os egressos das primeiras turmas fizeram um tour pelo campus da Ufersa em Mossoró, visitando os espaços da antiga ESAM e conhecendo as novas estruturas da instituição que foi transformada em universidade federal em 2005.

Cerca de 40 alunos compareceram ao reencontro. Os egressos falecidos foram homenageados. O reitor Arimatea deu as boas vindas e enalteceu que a referência de ciências agrárias que a Ufersa tem hoje também se deve a esses pioneiros que vem desbravando o semiárido brasileiro há 50 anos.

Descerramento da placa do reencontro
Descerramento da placa do reencontro
Descerramento da placa do reencontro
Baobá presente no Campus Oeste
Plantio da árvore
Missa em ação de graças pelo reencontro
Placa da primeira turma da ESAM totalmente recuperada