Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Fórum Permanente discute resposta e atendimento à fauna marinha oleada

Pesquisa 12 de novembro de 2019. Visualizações: 690. Última modificação: 12/11/2019 11:24:26

Diversas praias do litoral nordestino atingida com manchas de óleo. Foto: Cedida PPGATS

A edição do mês de novembro do Fórum Permanente da Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade terá a palestra “Resposta e Atendimento à Fauna Marinha Oleada”, ministrada pelo Médico Veterinário Augusto Carlos da Bôaviagem Freire, dia 14, às 15h, no Auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, situado no Lado Leste do Campus Sede, em Mossoró.

A organização do Fórum ressalta que entidades de atuação ambiental que acompanham o derramamento de óleo na costa do Nordeste afirmam ainda não ser possível mensurar todos os impactos causados pelo produto até o momento. Além do risco na cadeia alimentar, as pessoas também estão sujeitas a entrar em contato direto com os contaminantes, que permanecem no ambiente.

Esses danos podem acontecer em uma simples caminhada pela areia da praia ou no banho de mar, tocando involuntariamente em resíduos de óleo ou inalando os gases liberados por eles. No petróleo, estão contidos compostos orgânicos voláteis (COVs) e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), ambos altamente tóxicos e cancerígenos, nesse sentido a palestra abordará conhecimentos sobre as técnicas e procedimentos de atendimento emergencial de fauna marinha contaminada por óleo.

O palestrante convidado, professor Augusto Carlos da Bôaviagem Freire, tem experiência na área de medicina da conservação e clínica médica de animais selvagens, com ênfase em mamíferos aquáticos. Desenvolve atividades de pesquisa voltadas ao manejo, resgate, reabilitação em cativeiro e soltura de fauna marinha (aves, quelônios, cetáceos e sirênios) no Nordeste do Brasil. É graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012); Mestre em Ciência Animal Tropical pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Atualmente, é médico veterinário do Projeto Cetáceos da Costa Branca – Universidade do estado do Rio Grande do Norte; Membro da Sociedade Latino Americana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos – SOLAMAC; Conselheiro fiscal suplente do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM).

O Fórum – Projeto aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação e visa discutir temas sobre o Ambiente, interagindo com convidados de outras instituições de ensino e pesquisa e membros da comunidade acadêmica da Ufersa. O Curso de Mestrado Ambiente, Tecnologia e Sociedade é um dos 16 Programas de Pós-graduação da Ufersa. Está na área das Ciências Ambientais e centra seus esforços na pesquisa de tecnologias alternativas para o aproveitamento e preservação dos recursos naturais do Semiárido, bem como no estudo das relações técnico-político-sociais e dos impactos destas na sustentabilidade econômica, social e ambiental da região, permitindo sua contextualização interdisciplinar.

Conheça mais sobre o Programa de Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade – PPGATS.