Depois de todo o sucesso e premiações dos carros BAJA de Mossoró e de Caraúbas, estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Ciência e Tecnologia da Ufersa em Mossoró acabam de lançar o projeto Fórmula E-CACTUS, que é um veículo de alto desempenho movido a energia elétrica e powertrain e que também deverá participar de competições da categoria com outras instituições e universidades do país.
O projeto Fórmula E-CACTUS é uma ação de extensão da Ufersa, aprovado recentemente em edital. A meta já é competir em novembro de 2020 na competição da categoria que deve acontecer na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Segundo o capitão da equipe, o estudante Felipe de Paula, do 6º período de Ciência e Tecnologia da Ufersa Mossoró, o E-CACTUS é a primeira equipe universitária de carro elétrico do Rio Grande do Norte. Em nível de Nordeste, apenas as Universidades Federais de Pernambuco e da Paraíba contam com equipes nessa linha.
“Estamos trabalhando numa visão mais profissional com planejamento para que a equipe tenha sucesso vida longa”, falou o capitão que já integrou a equipe Cactus Baja. Ao todo, 28 estudantes integram essa primeira etapa do projeto. Os alunos estão divididos nas equipes administrativas (marketing, RH, controle de bens e financeiro), de projetos (suspensão e direção, power train, elétrica, eletrônica, estrutura, freios e design e aerodinâmica) e manufatura. O desafio inicial é a criação do estatuto da equipe e o desenvolvimento do primeiro protótipo. Além dos alunos, a equipe Fómula E-CACTUS tem a supervisão do professor Olympio Cipriano da Silva Filho.