Livro lançado na UERN tem organização de professor da Ufersa

Responsabilidade Social 7 de novembro de 2019. Visualizações: 629. Última modificação: 07/11/2019 08:24:35

Publicação integra Coleção Futuro Sustentável, da Editora LF/Foto: Cedida

“Desenvolvimento Territorial, Políticas Públicas e Meio Ambiente”  é o título do livro lançado no Auditório da Escola de Música da UERN. Trata-se de uma coletânea com artigos por colaboradores de diversas universidades e institutos federais do país (UERN, IFRN, UFRN, USP, UFRGS, Ufersa, UFPB) e da Universidade de Barcelona. Na publicação a Ufersa é representada com a participação do professor Nildo Dias. Cada capítulo trata, especificamente, de temáticas sobre o desenvolvimento territorial, políticas públicas e meio ambiente.

Prof. Nildo Dias, da Ufersa, lança livro na UERN/Foto: Cedida

“A minha contribuição é na organização da obra e na escrita do Capítulo 10, que descreve alguns casos de sucesso e insucessos das barragens subterrâneas em territórios potiguares. A barragem subterrânea é uma tecnologias social de convivência com o Semiárido que, colabora com a com segurança hídrica e a gestão sustentáveis das Águas em comunidades difusas” afirmou o professor Nildo.

Ainda segundo o professor a segurança hídrica somente é possível por meios das políticas pública. “O semiárido brasileiro, devido às políticas de garantia do acesso à água, tornou-se um exemplo para o mundo de que é possível transformar uma realidade social” aponta acrescentando que “muitas das políticas públicas, implementadas no Brasil entre 2000 a 2014, são descritas no livro como meio de promover o desenvolvimento no âmbito local e, consequentemente, reduzir ou erradicar a pobreza e a extrema pobreza”. O livro “Desenvolvimento Territorial, Políticas Públicas e Meio Ambiente”  foi lançado pela Editora LF e está disponível para venda no endereço eletrônico: