Ufersa abre seleção para pós em Fitotecnia com provas em 24 instituições

Pesquisa, Processos Seletivos 6 de novembro de 2019. Visualizações: 2584. Última modificação: 06/11/2019 15:16:55

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido realiza no período 07 a 21 de novembro, inscrições para seleção no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia. Para o curso de Mestrado são ofertadas 13 vagas e para o curso de Doutorado 16 vagas. Para concorrer ao Mestrado podem se inscrever candidatos com graduação na área de Ciências Agrárias ou áreas afins (Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Biologia, Biotecnologia e Ecologia). Já para o curso de Doutorado é exigido graduação e Mestrado na área de Ciências Agrárias I ou áreas afins. A inscrição será feira exclusivamente através de formulário eletrônico disponibilizado no site do Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufersa: https://ppgfito.ufersa.edu.br/ .

O Processo de Seleção constará de uma prova escrita, de caráter classificatório e eliminatório, com 30 questões objetivas de múltipla escolha, que versará sobre conhecimentos gerais de Fisiologia Vegetal (10 questões), Estatística (10 questões) e Inglês (10 questões). O candidato que obtiver nota inferior a 5,0 (cinco – 15 questões acertadas) será automaticamente eliminado do processo de seleção. Será permitida apenas a consulta de dicionário de língua inglesa.

A segunda fase se dará com a realização da prova de títulos, de caráter classificatório, apenas para os classificados na Prova Escrita. O Curriculum Vitae de cada candidato será avaliado conforme os critérios e pontuações estabelecidos no Edital. Depois de somadas as pontuações, obterá a nota 10,0 (dez) o candidato ao nível de Mestrado e Doutorado, que obtiver maior pontuação na Prova de Títulos. A nota final corresponderá à soma das notas da Prova Escrita, que representará 50% da nota total e da Prova de Títulos, que representará 50% da nota total, com uma casa decimal.

A Prova Escrita terá duração de duas horas e será realizada no dia 29 de novembro, em 24 instituições de ensino superior do país. São elas: a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN; a Universidade Estadual do Maranhão (UEMASUL), Imperatriz – MA; a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina – PE; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Valença – BA; a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Areia – PB; a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Serra Talhada – PE; o Instituto Federal do Pará (IFPA), Castanhal – PA; aUniversidade Federal do Ceará, Fortaleza – CE; a Universidade Federal de Campina Grande (UFPB), Pombal – PB; a Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista – RR; a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Jundiaí – RN; a Universidade Federal do Cariri – UFCA, Crato – CE; a Universidade Federal do Piauí, Bom Jesus – PI; a Universidade Federal do Piauí, Teresina – PI; a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa – MG; a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras – MG; a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), Universidade de São Paulo, Piracicaba – SP; a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica – RJ; a Universidade de Rio Verde (UniRV) – Rio Verde, GO; a Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá – PR; a Universidade Federal do Amazônia (UFAM) – Manaus – AM; a Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE) – Recife – PE; aUniversidade Estadual do Maranhão (UEMA) – São Luís – MA e, na Universidade Federal do Acre (UFAC) – Rio Branco – AC.

A divulgação da lista dos aprovados na Prova Escrita ocorrerá até o dia 02 de dezembro de 2019, na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A aprovação e classificação no processo de seleção não implicam no direito ao recebimento de bolsa de estudo, pois o Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia não garante bolsa de estudo, porém, se no decorrer do Curso surgirem bolsas de estudo, as mesmas serão distribuídas aos alunos regulamente matriculados de acordo com a pontuação total obtida na prova de títulos do processo seletivo. O resultado final será divulgado no dia 06 de dezembro. Confira AQUI o Edital na integra, bem como os Anexos e a Ficha de Inscrição.