
A série “Estações” exibida pelo Cine Biblio na Semana do Livro e da Biblioteca, aborda temáticas relacionadas ao cotidiano do mundo adolescente/Foto: Eduardo Mendonça
A web série “Estações”, uma produção da Buracos Filmes, de Mossoró, teve um compilado exibido nesta quarta-feira, 06, em mais uma edição do Cine Biblio, que aconteceu dentro da programa da XV Semana do Livro e da Biblioteca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Na plateia do Auditório Amâncio Ramalho, no Campus Sede, 220 estudantes secundaristas das Escolas Estaduais Aída Ramalho e Freitas Nobre. “Optamos em exibi uma compilação da série Estações por ser uma produção local voltada para o público adolescente e também para marcar os 15 anos de realização da Semana do Livro e da Biblioteca da Ufersa”, afirmou a coordenadora do Projeto de Extensão Cine Biblio, Marilene Araújo.
A série “Estações” aborda temáticas relacionadas ao cotidiano do mundo adolescente. “Mais importante que apresentar o nosso trabalho é trazer esse público para o ambiente universitário, acredito ser esse também seja o papel das universidades que é dar a oportunidade de democratizar a arte e a cultura”, afirmou a diretora da Produtora Buraco Filmes, Wigna Ribeiro. Após a exibição da série houve um bate papo entre os estudantes e a equipe da série.
O Cine Biblio é uma tentativa de levar o cinema para a biblioteca proporcionando momento de lazer para a comunidade interna e externa da Universidade. “Estamos na estrada ganhando espaço dentro e fora da instituição”, afirma à bibliotecária Marilene Araújo, adiantado que o projeto tem sido incorporado por outros eventos realizados pela Ufersa.
Os estudantes que participaram da exibição desta quarta-feira, 06, aprovaram a iniciativa. Hélio Belém Júnior, da Escola Aída Ramalho, considerando uma forma de valorizar a arte. “Achei muito bom poder assistir o filme e ainda conhecer a universidade” opinou. Já para Mirele Rafaely Bezerra da Silva, também do Aída Ramalho, a experiência foi muito gratificante. “Muito interessante saber como atuar num filme, sabia de alguma coisa com relação ao teatro, então, com os relatos aqui apresentados aprendi muita coisa sobre como é atuar num filme” opinou.
Na conversa com os estudantes Wigna Ribeiro falou também sobre os obstáculos encontrados para se fazer uma produção audiovisual. “Em Mossoró as iniciativas são quase nulas, mas acho que para os próximos anos há uma perspectiva de melhora uma vez que começou a entrar no Prémio Fomento a categoria audiovisual”. A diretora acredita que esse possa ser um pontapé inicial para novas produções na cidade. Quanto ao público da série Estações, a novidade é a segunda temporada prevista para 2020. “A nossa previsão é para abril ou em dezembro do próximo ano”, assegurou.