Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Reitor anuncia novidades para Biblioteca da Ufersa

Extensão 5 de novembro de 2019. Visualizações: 1630. Última modificação: 05/11/2019 15:01:55

Até sexta-feira, dia 8, a comunidade acadêmica da Ufersa comemora com uma extensa programação a XV Semana do Livro e da Biblioteca/Foto: Eduardo Mendonça

Na Semana do Livro e da Biblioteca aberta nesta terça-feira, 5, no Campus Sede da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea Matos, e a diretora do Sistema de Biblioteca, Keina Cristina,  anunciaram duas novidades que vão melhorar o Sistema de Bibliotecas da Ufersa. A primeira é a aquisição da Plataforma ‘A Minha Biblioteca’, mais um acervo virtual que será incorporado ao já existente, beneficiando as quatro bibliotecas da instituição e, a outra é a aquisição de dois terminais de autoatendimentos para a Biblioteca Orlando Teixeira, no Campus Sede, em Mossoró.

Keina Cristina testemunha crescimento do sistema de bibliotecas da Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça

Segundo Keina Cristina A Minha Biblioteca representa cerca de 8 mil títulos a mais que serão disponibilizados para comunidade acadêmica. A plataforma digital de livros reúne publicações das principais editoras do país, podendo ser usada em computadores, tabletes e smartphones. “A biblioteca tem um papel fundamental dentro da Universidade dando a contribuição importante em todas as áreas do conhecimento” frisou Keina ao justificar o tema da Semana “Inovação, tecnologia e propriedade intelectual”.

Outra novidade, essa anunciada pelo reitor José de Arimatea, foi a aquisição de dois terminais de autoatendimentos para a Biblioteca Orlando Teixeira, no Campus Sede, em Mossoró. O equipamento permite que o usuário faça consultas e empréstimos de materiais do acervo da biblioteca. “A biblioteca é o coração da Universidade e as novas aquisições vão marcar os 15 anos da Semana do Livro e da Biblioteca comemorados nesse ano”, afirmou o reitor ao abrir a programação da semana, parabenizando a equipe e os usuários das bibliotecas da Universidade.

Reitor anuncia aquisição de terminais eletrônicos e mais uma plataforma digital de livros/Foto: Eduardo Mendonça

Quanto ao acervo das bibliotecas da Ufersa, os estudantes têm as suas necessidades atendidas. A garantia é da biblioteca Keina Cristina ao afirmar que o número de livros tem aumentado a cada ano. Segundo ela, o Sistema de Bibliotecas avançou muito nos últimos anos, citando, como exemplo, a oferta das plataformas virtuais. Com relação à publicação física o número já ultrapassa os 80 mil exemplares, sendo mais de 42 mil na Biblioteca Orlando Teixeira. “Além de oito mil na Biblioteca Virtual da Pearson, agora vamos conta também com A Minha Biblioteca que passa a ser também da comunidade ufersiana”, informou.

Na solenidade de abertura, o vice-reitor, professor Domingues Fontenele, também reconheceu a importância da biblioteca. Segundo ele, Mossoró é carente nessa área, cabendo a Ufersa suprir um pouco dessa lacuna. “Sabemos da importância do livro e o quanto é difícil e trabalhoso produzi-lo, mais ainda, organizá-los e. mantê-los para as pessoas consultarem” opinou.

A biblioteca é um espaço especial para quem quer e gosta de estudar e escrever e tem usuários cativos quando limpa e organizada. A organização das bibliotecas da Ufersa foi um dos pontos abordados pelo pró-reitor de extensão e cultura, Rodrigo Sérgio, na abertura da Semana do Livro e da Biblioteca. “A biblioteca exerce papel importante com muitas ações de extensão cadastradas e essa participação tem sido bastante importante” frisou enaltecendo o trabalho de toda equipe.

Prof. Breno Ricardo aborda Inovação, tecnologia e propriedade intelectual na abertura da Semana do Livro e da Biblioteca/Foto: Eduardo Mendonça

ABERTURA – O professor Breno Ricardo Araújo Leite, do Instituto de Pesquisas Avançadas, abriu a XV Semana do Livro e Da Biblioteca da Ufersa abordando o tema Inovação, tecnologia e propriedade intelectual. Para o professor é fundamental que as bibliotecas se informatizem possibilitando desta forma que a informação esteja à disposição dos alunos e dos professores no momento em que eles precisarem. “O livro sempre será necessário, mas a biblioteca precisa estar disponível em qualquer hora e lugar. Esse é o futuro”, considerou. Para o professor o mundo globalizado das mídias sociais não permite espera.

Outro ponto apontado pelo pesquisador é o acesso ao equipamento e aos livros que deve começar na infância. “Não é na Universidade que mudamos essa realidade, o nosso país precisa adquirir a cultura da leitura, então, tudo começa em casa com os pais lendo com os filhos”, opinou como alternativa para mudança do cenário de apatia aos livros. Saber escolher as boas leituras é outra dica dada pelo pesquisador Breno Ricardo. “Hoje, vivenciamos um tempo de excesso de informação, daí a importância da escolha sobre o que ler” frisou.

Com relação à inovação, outro ponto abordado na Semana do Livro e da Biblioteca, Breno apresentou três conceitos que ele considera fundamentais: uma universidade empreendedora, um modelo de tríplice hélice (modelo interativo da universidade com o setor empresarial) e o modelo de ecossistema de inovação. “Com esses três modelos vamos apresentar que o papel da universidade vai além dos muros da instituição” adiantou para mostrar que muito pode ser feito voltado e com a sociedade.

Ele pensa a universidade de portas abertas para atender as demandas das comunidades e para que isso aconteça existem as parcerias com os diversos setores e demais entidades sociais. No caso específico das bibliotecas, esse equipamento universitário tem muito a contribuir com a sociedade até mesmo como estímulo a leitura. “Eventos como esse é uma forma de atingir esse objetivo”, pontuou.

A XV Semana do Livro e da Biblioteca prossegue até a próxima sexta-feira, 08, com uma extensa programação. Confira abaixo:

Reitor José de Arimatea
Bibliotecária, Keina Cristina
Keina Cristina e Prof. Rodrigo Sérgio
Prof. Rodrigo Sérgio, pró-reitor de extensão e cultura
Prof. Domingues Fontenele, vice-reitor
Professores Rodrigo Sérgio e José de Arimatea
Prof. Erimar dos Santos, pró-reitor adjunto de graduação
Professores José de Arimatea e Domingues Fontenele, reitor e vice-reitor, respectivamente. Ambos encerram a gestão com sentimento de dever cumprido / Foto arquivo
Prof. Breno Ricardo
Prof. Breno Ricardo