Ufersa marca presença no maior encontro científico de administração

Ensino 31 de outubro de 2019. Visualizações: 834. Última modificação: 31/10/2019 08:56:47

Smirna Marques, estudante de Administração, teve artigo publicado no EnANPAD/Foto: Cedida

O professor Renan Felinto de Farias Aires, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, e a aluna Smirna Marques Felinto da Silveira, publicaram artigo no Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD, considerado o segundo maior evento científico da área de Administração do mundo. O estudo é um dos resultados do projeto de pesquisa do Grupo de Pesquisa em Modelagem de Problemas Estratégicos, de Decisão e Negócio – GPMEDEN, financiado por edital interno da PROPPG/UFERSA.

O artigo intitulado “Análise da Conjuntura de Empresas no Contexto de Vantagens Competitivas Transitórias: Um Estudo de Caso com o Transient Competitive Advantage Model (TCAM)” trata de uma análise da conjuntura de empresas graduadas em incubadoras de cunho tecnológico do semiárido, como a Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró (Iagram), vinculada a Ufersa, e a Incubadora Tecnológica de Mossoró (ITMO), vinculada ao IFRN. Observando o contexto de transitoriedade e a partir do Transient Competitive Advantage Model – TCAM, proposto por Salgado (2017).

Segundo o professor Renan Felinto quatro empresas foram analisadas, resultando na identificação de cenários competitivos. “Os achados revelam o que essas empresas têm feito para competir no mercado dinâmico do qual fazem parte, permitindo-as buscar melhores caminhos para os cenários encontrados”. Frisou.

A aluna, que atualmente cursa o 4° período do curso de Administração, apresentou os resultados do trabalho durante o XLII EnANPAD, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo/SP. O trabalho também foi apresentado no XXV Seminário de Iniciação Científica – SEMIC. Para Smirna, a experiência de participar de um congresso de tamanha importância foi fundamental para sua formação como futura administradora: “Essa foi uma experiência rica. Não imaginei, ao ingressar na Ufersa, que teria oportunidades tão preciosas e que me levariam tão longe. Descobri na pesquisa o caminho que quero seguir, e aprendi com toda a experiência a valorizar e reconhecer a importância do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão” expressou a acadêmica de administração da Ufersa.