A Universidade Federal Rural do Semi-Árido abre nesta quarta-feira, 30, mais uma edição da Jornada Oficina em Rede. A Jornada que chega a oitava edição é uma atividade de extensão desenvolvida pela Ufersa, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. A abertura vai acontecer às 8h da manhã, no Expocenter, localizado no Campus Sede, em Mossoró, com o Corredor de Cuidados que é uma vivência trabalha na educação popular voltada para energização do ambiente com todos os participantes passando que passam pelo corredor humano recebem gesto de afeto e cuidados, culminando com relatos sobre a experiência.
Num segundo momento, a partir das 10h30, será realizada a vivência Tecituras em rede; associando as palavras aos gestos, com a conversação em pequenos grupos e tepo para pensar e propor a livre expressão de ideias e emoções por meio de poesia, da dança, de pequenas cenas ou textos.
Na parte da tarde, a partir das 13h30, no Auditório Amâncio Ramalho, acontece à palestra O sofrimento psíquico seria ele ligado à cultura? Tendo como palestrante o médico psiquiatra e ator, Vitor Pordeus. O trabalho será apoiado por músicas e ações cenopoéticas que envolvem teatro e dança. E a tarde, às 16h30, a palestra Cuidar do outro é cuidar de mim e cuidar de mim é cuidar do mundo, com o educador e ator, Ray Lima.
Dando continuidade à programação, na quinta-feira, 31, a programação será desenvolvida na Escola de Artes de Mossoró, a partir das 9h da manhã, com a II Feira do Soma Sempre. “Quem vai à Feira do Soma Sempre deve ter em mente que na vida nada se perde, onde ninguém prospera sozinho”, explica o Ray Lima. A feira se organiza como movimento em que as comunidades compartilham saberes e experiências e se percebem escutadas a discutir o que estão a aprender nesta busca de promoção da vida no viver com saúde mental.
A Jornada Oficinando em Rede também na quinta-feira, 31, terá programação na Biblioteca Pública de Mossoró, a partir das 13h30, com a II Exposição Imagens do Inconsciente com obras de arte realizadas no primeiro semestre de 2019 por usuários em atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial de Mossoró. E às 15h, a ação Cenopoesia: a arte em todo ser.
MINICURSOS E OFICINAS – A programação da Jornada Oficinado em Rede contará ainda com os minicursos: Brincar e jogar promovendo saúde mental e, Práticas de Cuidado na Saúde Mental e na Educação Inclusiva, além das Oficinas: Oficina de Bonecas, Oficina de Plataforma de recomendação de jogos na saúde mental, Oficina de Teatro e Dança na Saúde Mental: vivências poéticas e, Oficina de Pintura e Saúde Mental.
A programação também conta com várias Rodas de Conversas para a troca da pesquisa com as comunidades com as temáticas: As Artes e a Cenopoesia na Saúde Mental; As tecnologias informáticas na saúde; Redes de Afetos e Amorosidade como método; Educação Inclusiva e Promoção da Saúde. A Jornada Oficinando em Rede terá encerramento no Auditório Amâncio Ramalho, a partir das 16h, sexta-feira, 01, com o Cirandar na alegria do encontro. “As cirandas integram o fazer cenopoético que será construído com os homens, as mulheres participantes da jornada. É o caminho que vem sendo trilhado – aprendido e construído – pela voz e pelos atos dos que fazem a educação popular em saúde, especialmente os cirandeiros das Cirandas da Vida que são orientados pelos responsáveis colaboradores”, afirma a coordenadora da Jornda Oficinando em Rede, a professora da Ufersa Karla Demoly. Confira AQUI a programação na íntegra.