Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Feira de Ciências termina com festa e muitas premiações

Estudante, Extensão, Reconhecimento 25 de outubro de 2019. Visualizações: 2884. Última modificação: 25/10/2019 21:05:50

Jobismar Cortez Júnior e o professor orientador Francisco Pereira Dantas recebendo a credencial para a Febrace e o título de melhor trabalho da Feira de Ciência do Semiárido 2019 / Foto Assecom

Feira da inclusão. Estudante surdo participando da cerimônia de encerramento / Foto Assecom

O pavilhão do Expocenter ficou tomado de alunos, professores e autoridades. O público participou ativamente do evento / Foto Assecom

Equipe do Ciência para Todos anunciando as comemorações pela décima Feira de Ciências do Semiárido que acontece em 2020 / Foto Assecom

Felipe Ribeiro, coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Ufersa encenando o professor “Feli-PI” / Foto Assecom

Jonas Medeiros, egresso da Ufersa que viajou o mundo graças ao trabalho desenvolvido na Feira de Ciências / Foto Assecom

O estudante Jobismar Cortez de Oliveira Júnior, da Escola Estadual Aída Ramalho, foi o grande vencedor da IX Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, promovida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em parceria com as Diretorias Regionais de Educação e Cultura do Estado. O projeto de pesquisa credencia o jovem cientista para participar da mais importante feira de ciências do país, a FEBRACE – Feira Brasileira de Ciência e Engenharia 2020, a ser realizada em São Paulo, em março do próximo ano.

“Foi muito esforço e dificuldades para chegar até aqui devido às condições da minha escola, mas corri atrás para desenvolver a minha ideia contando com o apoio dos laboratórios da Ufersa, por meio do professor Antônio Carlos. Confesso que foi uma surpresa, pois até o momento não tinha recebido nenhuma premiação. Tá sendo uma grande emoção na minha vida” expressou o jovem cientista, demonstrando muita felicidade pela conquista.

O estudante teve como orientador o professor Francisco Pereira Dantas, da Escola Aída Ramalho. A pesquisa de Jobismar é voltada para o desenvolvimento de nanopartículas para combater a bactéria Helicobacter pylori, causadora da gastrite, úlceras e câncer estomacal. As nanopartículas têm como base o óleo da mamona e o extrato de óleo do neem.

O estudante não é o único a ter credencial garantida para a FEBRACE. Outros quatro trabalhos também vão representar o Rio Grande do Norte em São Paulo. São estudantes de escolas públicas de Apodi, Mossoró, Tenente Aninais e Umarizal. As premiações contemplaram outras feiras de ciências, inclusive, para fora do país como Equador e Peru. No Equador, o Rio Grande do Norte será representando por estudantes de Porto do Mangue e, no Peru, por estudantes de Mossoró.

A Feira de Ciências do Semiárido Potiguar também credenciou estudantes para a FEBIC, que acontece em Jaraguá do Sul (SC), com uma equipe; a MILSET Brasil, em Fortaleza, com três equipes; a Mocitec, no IFRN, em Natal, com uma equipe, a Mostratec, em Novo Hamburgo (RS), com duas equipes. No total, foram distribuídos 100 prêmios, inclusive, para o Professor Nota 10 da Feira de Ciências, que ficou para a professora Adrielly Ketcia de Souza Marinho Araújo.

Para o coordenador da Semana Nacional de Ciência de Ciência e Tecnologia na Ufersa, o professor Felipe Ribeiro, ter a Feira de Ciências dentro da SNCT veio somar ao sucesso do evento. “Estamos encerrando em grande estilo com uma participação contagiante dos estudantes e de toda equipe que faz desse evento a maior feira de ciências do Estado”, considerou. A avaliação da coordenadora da Feira, a bióloga Cristiane Carvalho, também é muito positiva. “Vemos a integração de todas as escolas, os alunos trocando experiências, um momento único na educação científica do nosso Estado”, opinou. A Feira de Ciências do Semiárido é uma das maiores do Norte/Nordeste com destaque a cada ano nas participações de eventos nacionais e internacionais. “O bom que percebemos que esse aluno volta para a Ufersa como universitário e se integra a esse programa de extensão como multiplicador dessa experiência” afirmou. A expectativa agora se volta para a décima edição prevista para acontecer em outubro do próximo ano.

No que depender da Ufersa, a edição dos 10 anos da Feira do Semiárido Potiguar será um sucesso. A garantia foi dada pelo reitor, o professor José de Arimatea de Matos, durante a solenidade de premiação. Na ocasião, o reitor anunciou que os recursos do evento foram garantidos pelo senador Styvenson Valentim, que por meio de emenda individual, vai destinar R$ 250 mil para a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. “A feira comemorativa aos 10 anos, não tenho dúvida, será a maior do nordeste”, opinou o reitor ao agradecer a participação dos estudantes e de toda equipe envolvida.

Um exemplo de que a educação e a ciência pode mudar a vida é a experiência do engenheiro químico e voluntário Jonas Medeiros, um dos pioneiros de sucesso a partir da participação em feira de ciência escolar, passando pela Feira do Semiárido, conquistando premiações nacionais e internacionais. Ele conta que, a exemplo da grande maioria dos inscritos nesta edição, veio de escola pública no município de Umarizal. “Desde a minha primeira participação na Feira de Ciências do Semiárido há seis anos, passei a ter sonhos como cursar o ensino superior. Hoje, sou engenheiro químico, mestre e, posteriormente, me tornarei doutor, seguindo a carreira científica”, afirmou. Jonas conta que a Feira de Ciências o possibilitou conhecer quatro dos cinco continentes, viajar por diversos países e participar de diversos eventos científicos ao redor do mundo.

Confira os alunos e orientadores credenciados para Feiras e Mostras Científicas:

Professor Nota 10

Adrielly Ketcia de Souza Marinho Araujo

Credencial para MCTEA 2020 Abaetetuba-PA

Pedro Soares Silva Neto

David Isaias de Souza

Francisca Janikely de Lima Ferreira

Orientador: Carlos Antônio da Silva

Flávio Lucas Aquino Costa

Jorge Venicios Aquino da Silva

Ricardo Elias Aquino Costa

Orientador: Antonio Serginaldo de Oliveira Bezerra

Credencial para FEBIC 2020  Jaraguá do Sul-SC  

Alyne Rebouças Filgueira de Aquino

Pedro Victor Avelino Moura

Ana Carolina Barra de Menezes

Orientador: Rodolfo Morais da Costa

Credencial para Expo Nacional MILSET Brasil 2020

Manoel Marley Caldas da Silva

Beatriz Ferreira Paulino

Georgia Jully Bezerra Araújo

Orientador: Erivaldo Laurindo Gomes

Irinéia Ariely Freitas Negócio

Geovana Alves Medeiros

Racquel Cristina Medeiros Rocha Pinheiro

Orientador: Allef Rodrigo Schmidt

Manoel Domingos da Costa Neto

Karo Rayara Araújo dos Santos

Lucas Gonçalves dos Santos

Orientadora: Eleneide Pinto Gurgel

Credencial para MOCITEC ZN 2019

Damiana Vitória Santana da Costa

Cleide Ana Souza de Santana

Maria da Conceição Santana Fonseca

Orientadora: Lucilene Lopes do Nascimento

Maria Clara Gomes Batista

Yuri Daniel Lopes Pereira

Orientador: Rita de Cássia Bezerra da Fonsêca.

Vitória Félix Teles

Vitória Tayane Rocha da Silva

Orientador: Priscilla Raquel Gurgel Rodrigues

Credencial para o Equador (Rede POC)

Ana Vitória Rodrigues da Silva

Lívia Carla dos Santos Silva

Mylla Vitória Nascimento

Orientadora: Antonia Juliana Rodrigues do Nascimento

Prêmio: Credencial para o Peru (Rede POC) 

Arnaldo Neto Morais da Silva

Jefferson Ruan Dantas Da Silva

Orientador: Francisco Ronaldo Alves

Credencial para FEBRACE 

Jasmine Cristina do Nascimento Lima

Myrelle Kauany Morais Dias

Edilson de Morais Fernandes

Orientadora: Eleneide Pinto Gurgel

Pedro Lucas de Oliveira

Ayrton Emanuel da Silva

Pedro Henrique Freitas Batista

Orientador: Joscelito Marques Ferreira

Sâmela Desidéria Vieira Bezerra Lemos

Sebastiana Marina Lima Monte

Mariza Viviane Lopes da Silva

Orientador: Demosthenes Diego Fernandes De Oliveira

Caio César de Moraes Cesário da Silva

Antônio Lúcio Gomes de Souza

Orientador:  José Éverton Pinheiro monteiro

Magnus  Victor Lopes Felinto de Oliveira

Yaslane Alves da Silva

Orientador: Damião Gondim de Aquino

Credencial para FEBRACE  e 1º lugar geral da Feira

Jobismar Cortez de Oliveira Júnior

Orientador: Francisco Pereira Dantas